Título: PSDB NEGOCIA ALIANÇA COM PMDB NO SUDESTE
Autor: Adriana Vasconcelos
Fonte: O Globo, 02/04/2006, O País, p. 9

Para Arthur Virgílio, campanha eleitoral vai mostrar o isolamento político do presidente Lula nos estados

BRASÍLIA. O fim do prazo de desincompatibilização para os candidatos a cargos eletivos, na sexta-feira, começou a dar contornos mais claros ao quadro eleitoral deste ano deflagrando as costuras para as alianças estaduais. A situação do PMDB é a única que continua pendente, mas diante da tendência do partido de enterrar a pré-candidatura de Anthony Garotinho à Presidência, o PSDB não perdeu tempo e já iniciou conversas que poderão garantir alianças com os peemedebistas nos três principais colégios eleitorais do país: São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro.

Alckmin quer amplo acordo com Garotinho

De olho no espólio de Garotinho, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso fez os primeiros contatos com o ex-governador do Rio. Embora ainda resista a jogar a toalha e prometa brigar até o fim para manter sua candidatura na convenção do PMDB, Garotinho antecipou que poderá apoiar qualquer adversário, menos Lula. Diante da recusa do prefeito do Rio, Cesar Maia, do PFL, a disputar o governo do estado, o candidato tucano à Presidência, Geraldo Alckmin, então deu o segundo passo para a aproximação com os peemedebistas.

Alckmin procurou o senador Sérgio Cabral Filho (PMDB-RJ) e sinalizou com a hipótese de uma aliança ampla em torno de sua candidatura à sucessão de Rosinha Garotinho. Essa seria a base de um acordo com Garotinho, que, não sendo candidato a presidente, vai trabalhar para ser um eleitor disputado, já que seus votos hoje ultrapassam as fronteiras do Rio, principalmente no eleitorado evangélico.

Mas essa aliança só deverá ser sacramentada depois da convenção nacional do PMDB. A ala governista do partido marcou uma reunião da executiva nacional para a próxima semana e deve propor que a convenção aconteça no fim de abril ou, no máximo, no início de maio.

¿ O caminho está asfaltado para que Sérgio Cabral abrace a candidatura de Alckmin à Presidência, na hipótese de o PMDB não ter candidato próprio ¿ confirma o governador de Minas Gerais, Aécio Neves.

Lula pode ficar isolado em Minas Gerais

Apesar do empenho pessoal do presidente Lula para garantir uma aliança do PT com o PMDB em Minas, a tendência dos peemedebistas é apoiar a reeleição de Aécio Neves, que já fechou um acordo com o ex-presidente Itamar Franco ¿ que seria o candidato de sua chapa ao Senado. Na última quinta-feira, Lula reuniu os ministros mineiros no Planalto e fez um último apelo para que o senador Hélio Costa (PMDB-MG) deixasse o Ministério das Comunicações para disputar o governo de Minas.

Diante da negativa de Costa, Lula perguntou, então, a Patrus Ananias se ele não toparia deixar a pasta do Desenvolvimento Social para concorrer à sucessão de Aécio. Mas acabou frustrado mais uma vez.

¿ O desenvolvimento prático da campanha vai mostrar a que grau de isolamento está exposto o presidente Lula ¿ diz o líder do PSDB no Senado, Arthur Virgílio (AM).

COLABOROU Ilimar Franco