Título: RELATÓRIO DA CPI DOS CORREIOS RECEBE CRÍTICAS E ELOGIOS
Autor: Bernardo de la Peña
Fonte: O Globo, 02/04/2006, O País, p. 14

Texto de Osmar Serraglio é considerado bem fundamentado mas especialistas também apontam várias falhas

SÃO PAULO e RIO. Uma peça bem fundamentada em suas análises, mas com omissões que diminuem seu impacto. Assim foi avaliado o relatório final da CPI dos Correios, apresentado pelo deputado Osmar Serraglio (PMDB-PR) na última quarta-feira, por juristas, cientistas sociais e historiadores.

Para o jurista Dalmo Dallari, a omissão chamou a atenção. Ele critica a falta de sugestões para a solução dos problemas encontrados. O também jurista Miguel Reale Júnior elogia o texto que, diz ele, mostra como funcionava o mensalão:

¿ Será que nós, brasileiros, somos tão trouxas de acreditar na versão de caixa dois que foi inventada à última hora?

O historiador Francisco Carlos Teixeira da Silva (UFRJ) lamenta que os fundos de publicidade tenham sido poupados. Para o coordenador do Observatório das Favelas, Jailson de Souza e Silva, faltou mostrar que o financiamento ilegal é generalizado nos partidos. O sociólogo Helio Jaguaribe lembra que o texto menciona o presidente Lula mas não aprofunda a questão, e a historiadora Marly Silva Motta (CPDOC-FGV) critica o descompasso com o trabalho da Comissão de Ética. O diretor da Transparência Brasil, Claudio Abramo, achou as medidas recomendadas insuficientes.

Adauri Antunes Barbosa, Ciça Guedes, Cláudia Lamego e Maiá Menezes