Título: ASTRONAUTA DO BRASIL CHEGA À ESTAÇÃO ESPACIAL
Autor: Roberta Jansen
Fonte: O Globo, 02/04/2006, O Mundo, p. 46

Marcos Cesar Pontes começa hoje a realizar as oito experiências desenvolvidas por instituições brasileiras

MOSCOU. Bandeira do Brasil em mãos e o sorriso de sempre no rosto, Marcos César Pontes foi o primeiro a deixar a Soyuz e entrar na Estação Espacial Internacional (ISS) ontem, pouco mais de uma hora depois da acoplagem da nave ao laboratório espacial. ¿Muito bom, muito bom¿, disse Pontes, mal disfarçando a alegria, quando já se encontrava entre todos os tripulantes do módulo orbital. No Centro de Controle da Missão em Koroliov, nos arredores de Moscou, a manobra bem-sucedida foi recebida com aplausos e choro.

Depois de 48 horas de viagem, a nave Soyuz concluiu a acoplagem com a ISS exatamente no horário previsto, às 8h19m (1h19m no horário de Brasília) de ontem. Às 9h59m, a escotilha foi aberta. Pontes foi o primeiro a adentrar a estação, já segurando a bandeira brasileira e a exibindo para a câmera de bordo. Pavel Vinogradov, o comandante da 13ª missão, veio em seguida. Por último, entrou o americano Jeffrey Williams, engenheiro de vôo. Os três foram recebidos por Bill McArthur e Valery Tokarev, atuais tripulantes da estação, que voltam à Terra depois de um período de seis meses no espaço acompanhado de Pontes, cuja missão dura apenas oito dias.

Gerente de Missão Centenário saúda astronautas

Quando os cinco astronautas já se encontravam dentro da estação, eles se apresentaram aos centros de controle da missão em Koroliov e também em Houston, nos EUA.

¿ Em nome de todos os brasileiros, presididos por Luiz Inácio Lula da Silva, eu gostaria de parabenizar não só o Marcos Pontes, mas também toda a tripulação ¿ saudou em inglês o gerente da Missão Centenário, Raimundo Mussi, no centro de controle russo.

A rotina de Pontes na ISS começou ontem mesmo com o início da realização de duas das oito experiências que ele fará a bordo do módulo.