Título: CPI PODERÁ OUVIR DE NOVO EX-MINISTRO
Autor: Cristiane Jungblut, Jailton de Carvalho e Demétrio
Fonte: O Globo, 03/04/2006, O País, p. 3

Oposição está disposta a convocar Palocci e espera esclarecimentos de Bastos

BRASÍLIA. A oposição vai esperar o depoimento do ex-ministro da Fazenda Antonio Palocci à Polícia Federal, na quarta-feira, mas já anunciava ontem a disposição de convocá-lo para voltar à CPI dos Bingos, caso insista que não teve participação na quebra ilegal do sigilo bancário do caseiro Francenildo Costa. Postura mais cautelosa foi adotada em relação ao ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, diante da revelação de que dois assessores seus estiveram na casa de Palocci antes da divulgação do extrato. Parlamentares de oposição acham que é preciso esclarecer o caso e esperam que Bastos faça isso.

¿ Temos que esperar o depoimento de Palocci na PF. Se ele insistir em mentir, cabe à CPI convocá-lo. O ministro Thomaz Bastos também tem o dever de vir a público esclarecer o envolvimento direto de assessores dele ¿ disse o senador Álvaro Dias (PSDB-PR).

Para o deputado ACM Neto (PFL-BA), não há dúvidas de que Palocci ordenou a quebra do sigilo do caseiro:

¿ A situação é grave. Depois que Palocci saiu do ministério sua situação deixou de ser caso de política para ser caso de polícia.

Para ele, a CPI dos Bingos tem que investigar a quebra de sigilo do caseiro até o fim:

¿ A comissão já decidiu pela convocação de Jorge Mattoso e, se houver dúvida sobre o caso, devem chamar Palocci. O episódio está cada vez mais próximo do ministro.

¿Se tudo se confirmar, vai ser uma coisa mais grave¿, diz Garibaldi

O relator da CPI dos Bingos, senador Garibaldi Alves (PMDB-RN), acha que é preciso investigar o que exatamente faziam na casa de Palocci o secretário de Direito Econômico do Ministério da Justiça, Daniel Goldberg, e o chefe de Gabinete de Bastos, Claudio Alencar, nas 24 horas que antecederam a divulgação do extrato bancário do caseiro Francenildo.

¿ É preciso apurar para ver realmente o que estava fazendo esse senhor (Goldberg). Se tudo se confirmar, vai ser uma coisa mais grave, o envolvimento assim do próprio Ministério da Justiça ¿ disse Garibaldi.

¿ O Ministério da Justiça virou escritório de advocacia criminal. A CPI dos Bingos tem de continuar investigando. Não me surpreende que Palocci tenha ordenado a quebra do sigilo ¿ disse o deputado Eduardo Paes (PSDB-RJ).

O presidente da CPI dos Bingos, senador Efraim Morais (PFL-PB), disse que a comissão não deverá alterar seu cronograma. Amanhã está prevista acareação entre o presidente do Sebrae, Paulo Okamotto, e o ex-secretário de Finanças de São José dos Campos (SP) Paulo de Tarso Venceslau, que acusa Okamotto de envolvimento com caixa dois em prefeituras petistas. Até quarta-feira, a CPI deverá votar requerimento convocando o ex-presidente da Caixa Econômica Jorge Mattoso.

Cauteloso sobre as providências que a CPI poderá tomar, Efraim falou da expectativa sobre o depoimento de Palocci e da necessidade de mais detalhes sobre a presença de assessores do Ministério da Justiça na casa dele:

¿ Vamos aguardar os fatos para decidir qual é a linha. Vamos dissecar as notícias.

Para Álvaro Dias, a trama para violar o sigilo do caseiro passa pelo Planalto, o que levantaria a possibilidade de envolvimento do presidente Lula. Palocci estava no Planalto quando teria dado a ordem para Mattoso levantar a movimentação financeira de Francenildo.

¿ O importante em tudo isso é que, nesses dias, Palocci estava despachando no Planalto, o que nos dá a impressão de que Lula sabia ¿ disse Dias, ressalvando, porém, que a PF tem agido com total independência.(Demétrio Weber, Cristiane Jungblut e Martha Beck)