Título: PETISTAS QUEREM EXCLUIR O MENSALÃO DAS CONCLUSÕES DA CPI DOS CORREIOS
Autor: Cristiane Jungblut
Fonte: O Globo, 03/04/2006, O País, p. 4

Governistas querem desvincular pagamentos de votações no Congresso

BRASÍLIA. Com aval do Palácio do Planalto, o PT já começou a trabalhar no relatório alternativo ao apresentado pelo deputado Osmar Serraglio (PMDB-PR) na CPI dos Correios. Segundo o deputado Maurício Rands (PT-PE), os pontos-chave a serem mexidos pelos petistas são os relativos à origem dos recursos usados para pagar o mensalão e ao resultado desses pagamentos em votações no Congresso.

No texto, Serraglio afirma que a maior parte dos recursos que abasteceram as contas de Marcos Valério saiu do Banco do Brasil, por meio da Visanet. Os pagamentos, segundo o relator, foram feitos para que parlamentares votassem a favor de projetos do governo. Rands alega, no entanto, que o dinheiro veio de outras empresas que não estão no relatório e afirma não haver comprovação de que os recursos beneficiaram o governo:

¿ Não há fatos que comprovem uma relação entre pagamento e votações. Não pode haver juízo de valor no relatório.

O relatório do governo poderá ser apresentado como alternativa na hora de a CPI votar suas conclusões finais, mas os parlamentares da base não descartam a possibilidade de chegar a um acordo com Serraglio para modificar o texto original.

¿ Serraglio está disposto a negociar e poderia acolher nossas propostas ¿ disse Rands.

O deputado Eduardo Paes (PSDB-RJ) criticou o fato de o PT querer relatório alternativo:

¿ Houve a dança solo da pizza e agora querem fazer um corpo completo de baile.

Outro sub-relator da CPI, o deputado ACM Neto (PFL-BA) diz que a oposição poderá pressionar para que o texto responsabilize o presidente Lula pelo esquema do mensalão e também cite seu filho, Fábio Luís Lula da Silva, e sua empresa Gamecorp, que recebeu investimento de R$5 milhões da Telemar.