Título: INVASÃO CAUSOU ATAQUE A LONDRES
Autor:
Fonte: O Globo, 03/04/2006, O Mundo, p. 17

Governo admitiria a ligação

LONDRES. O jornal inglês ¿The Observer¿ teve acesso a trechos de um relatório a ser publicado nas próximas semanas em que o governo britânico admite, pela primeira vez, que a guerra no Iraque motivou os ataques terroristas de 7 de julho de 2005 em Londres. Apesar das tentativas do governo de descartar a idéia de que o conflito tenha feito da Grã-Bretanha um alvo do terror, o estudo do Departamento de Assuntos Internos sobre o maior atentado já sofrido pelo país reconhece que os terroristas eram motivados pela política externa britânica, sobretudo pela decisão de invadir o Iraque.

O estudo, feito a partir de informações da polícia e de outros órgãos de segurança, foi anunciado em dezembro pelo secretário de Assuntos Internos, Charles Clarke, em resposta à pressão pública por esclarecimentos.

Os trechos revelados ao ¿Observer¿ deixam claro que a guerra do Iraque foi um fator decisivo para os atentados. As referências ao envolvimento britânico no conflito estão no capítulo dedicado a investigar os motivos que levaram os quatro homens-bomba britânicos, Sidique Khan, Hasib Hussain, Shehzad Tanweer e Germaine Lindsay, a tal ato radical.

O teor do relatório deixa o primeiro-ministro Tony Blair numa saia-justa, já que ele mantém o discurso de que declarar guerra ao Iraque faria da Grã-Bretanha um lugar mais seguro. No terceiro aniversário do conflito, no mês passado, Blair defendeu o envolvimento do país, argumentando que só uma ação intervencionista poderia confrontar o terrorismo.

Num vídeo que apareceu logo após os atentados, o terrorista Mohammed Sidique Khan faz uma aparente referência à influência do conflito no Iraque nos ataques ao acusar os cidadãos ocidentais de elegerem governos que cometem crimes contra a Humanidade. O braço direito de Osama bin Laden, Ayman al-Zawahiri, também aparece na fita, ratificando sua afirmação de que a decisão de Blair de entrar na guerra foi a causa do ataque.