Título: IRÃ TESTA COM SUCESSO MÍSSIL SUPERVELOZ
Autor:
Fonte: O Globo, 03/04/2006, O Mundo, p. 17

Exercícios militares coincidem com aumento da tensão devido ao programa nuclear de Teerã

TEERÃ. O Irã anunciou ontem que realizou, com êxito, testes com uma nova arma, anunciada pelo governo como o ¿míssil subaquático mais veloz do mundo¿. Os exercícios foram realizados sexta-feira no Golfo Pérsico. Segundo o subcomandante das forças navais do grupo de elite Guardas Revolucionários, contra-almirante Ali Fadavi, o aparato, cujo nome não foi revelado, chega a alcançar cem metros por segundo. Apesar da propaganda oficial, ele tem a mesma velocidade do russo VA-111 Shkval, criado em 1995 e até agora considerado o mais veloz do mundo sob a água, sendo até quatro vezes mais rápido que um torpedo.

Os testes de sexta-feira e os exercícios bélicos realizados pelo Irã ao longo da semana passada ¿ e que mobilizaram cerca de 17 mil militares ¿ coincidem com a tensão crescente entre o governo de Teerã e países ocidentais devido ao controvertido programa nuclear iraniano. Os Estados Unidos e seus aliados acreditam que o Irã tem como objetivo fabricar armas nucleares, enquanto Teerã assegura que sua única intenção com o programa é gerar eletricidade. Na quarta-feira, o Conselho de Segurança da ONU deu 30 dias ao Irã para suspender as atividades ligadas ao enriquecimento de urânio. Ontem, porém, Teerã disse que a ONU pode piorar a situação com suas pressões.

Em entrevista à TV estatal iraniana, o contra-almirante Fadavi disse que, por causa de sua grande velocidade, dificilmente navios de guerra e submarinos poderão escapar do novo míssil, mesmo que os sensores consigam detectar o ataque.

¿ Ele tem um ogiva muito poderosa, desenhada para destruir grandes submarinos ¿ acrescentou, sem deixar claro se o míssil pode transportar uma ogiva nuclear.

O governo iraniano informou que também realizou testes bem-sucedidos com outro projétil, o Fajr-3, imune aos mísseis de defesa e capaz de evitar os radares.