Título: EX-SÓCIO DE PC FARIAS NA DIREÇÃO DO SEBRAE
Autor: Bernardo de la Peña e Germano Oliveira
Fonte: O Globo, 04/04/2006, O País, p. 8

Luiz Otávio Gomes vai presidir Conselho Deliberativo Nacional

BRASÍLIA. O empresário Luiz Otávio Gomes, que foi sócio do empresário Paulo César Farias, tesoureiro da campanha presidencial de Fernando Collor em 1989, assumiu a presidência do Conselho Deliberativo Nacional do Sebrae. Gomes será presidente-tampão do órgão até dezembro, quando ocorrerão novas eleições. Ele era vice-presidente e assumiu a vaga do deputado Armando Monteiro (PTB), que presidia o conselho do Sebrae até a semana passada e foi obrigado a se desincompatibilizar do cargo para poder disputar novo mandato em outubro.

Luiz Otávio Gomes integra o conselho do Sebrae há cinco anos. Ele presidiu a Confederação Nacional das Associações Comerciais. A assessoria do Sebrae informou que ele era o substituto imediato de Monteiro. No início do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o empresário foi indicado para ser um dos 82 membros do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES), conhecido como conselhão. A divulgação de sua relação com PC Farias causou certo constrangimento ao governo.

O empresário foi sócio do ex-tesoureiro de Collor no jornal ¿Tribuna de Alagoas¿ e na concessionária de automóveis Fiat Sultan, em Guarulhos (SP). Seu nome apareceu no organograma do esquema de PC que foi apreendido pela Polícia Federal. O inquérito foi presidido à época pelo atual diretor-geral da PF, Paulo Lacerda. Luiz Otávio chegou a ser indiciado por sonegação fiscal e falsidade ideológica. Ele foi acusado de intermediar uma das investigações derivadas do inquérito principal do caso PC.

Na condição de novo presidente do conselho do Sebrae, Luiz Otávio Gomes até falou em público. Foi na última sexta-feira, na 47ª Reunião Anual das Assembléias de Governadores do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), em Belo Horizonte (MG). Na nota de divulgação do órgão, o Sebrae afirma que ¿na sua estréia¿ como presidente do conselho, Gomes reforçou a importância da Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas. ¿É o primeiro passo para a transformação econômica do país. Se já consideramos perversa para toda a sociedade a atual carga tributária, ela é ainda mais perversa para a pequena empresa¿, afirmou na reunião, segundo a nota.

A assessoria do Sebrae não localizou Luiz Otávio Gomes ontem. Quando foi indicado para o Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social, o empresário concedeu entrevistas sobre sua relação com o ex-tesoureiro de Collor. Ele afirmou, à época, que se relacionou com ¿Paulo César e não com o PC¿. Disse ainda que foi investigado durante 11 anos e que não havia nada contra ele.

O empresário foi acusado de intermediar a concessão de uma nota fiscal fria da Empresa de Participação e Construção (EPC), de PC Farias para a Setenco. A nota fiscal seria usada para esquentar dinheiro de origem ilícita obtido pela EPC. Luiz Otávio foi denunciado, nesse caso, por Renato Jorge Sati, diretor-financeiro da Setenco.(Evandro Éboli)