Título: CNBB SUGERE QUE POVO REVEJA O VOTO EM OUTUBRO
Autor: Bernardo de la Peña e Germano Oliveira
Fonte: O Globo, 04/04/2006, O País, p. 8

BRASÍLIA. A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) lançou ontem um documento com orientações aos eleitores católicos. O presidente da CNBB, dom Geraldo Majella Agnelo, sugeriu à população que reveja o seu voto.

¿ Como está, ninguém está satisfeito. É hora de rever (o voto) e programar para o futuro. É importante que o povo não seja passivo e que reaja a essa situação de perplexidade ¿ disse o presidente da CNBB.

No documento ¿Orientações da CNBB¿, a entidade diz que o eleitor precisa conhecer quem é o candidato, sua origem política, sua história, propostas e se está ligado a algum grupo financeiro. Dom Geraldo Majella afirmou que a eleição é uma oportunidade de renovação no Congresso.

A entidade recomenda aos fiéis que levem em conta critérios como honestidade e competência administrativa. E aos candidatos, que revejam o atual modelo econômico e o ¿processo de mercantilização da vida¿. ¿A CNBB lembra que voto não tem preço, tem conseqüência. Nesse sentido, eleitores e elegíveis, todos temos que mudar. O exercício da cidadania comporta o controle social sobre o exercício do poder em função do bem comum¿, afirma trecho do documento.