Título: PRESIDENTE ADMITE SEU FAVORITISMO
Autor: Bernardo de la Peña e Germano Oliveira
Fonte: O Globo, 04/04/2006, O País, p. 8

Lula compara eleição à Copa do Mundo e pede trabalho aos ministros

BRASÍLIA. Na cerimônia em que deu posse ao novo ministério de técnicos, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez uma comparação entre futebol e o comportamento de um governo que será julgado nas eleições afirmando que, mesmo favoritos, nem sempre os melhores saem vitoriosos. Por isso, disse Lula, é preciso pé no chão, ter humildade e muita disposição para a briga. E recomendou aos novos ministros que não é hora de inventar nada no governo, e sim, dar mais celeridade ao que está ocorrendo.

¿ Precisamos trabalhar mais, muito mais, fazer mais e fazer melhor, porque nós sabemos o que nos espera. O jogo que temos que enfrentar é mais ou menos igual à Copa do Mundo: não adianta dizer que o Brasil é a melhor seleção. Teoricamente é, não adianta dizer que o Brasil tem os melhores jogadores, teoricamente tem. Se a gente analisar, vai dizer: o Brasil vai ser campeão do mundo. Todo mundo sabe que Copa do Mundo não é assim, como todo mundo sabe que a disputa neste país também não é fácil. Nós temos que ter, daqui para a frente, pé no chão, muita humildade, mas muita coragem de brigar, porque nós temos muito ainda a apresentar ao povo brasileiro ¿ discursou Lula.

O presidente destacou que ainda tem oito meses de mandato e cobrou agilidade dos ministros:

¿ Não temos que inventar nenhuma coisa nova, não temos que inventar nenhuma vírgula a mais, ou seja, a máquina está andando. O que precisamos é colocar mais lenha na caldeira para ela andar mais rápido e a gente concluir todos os projetos, e temos de concluir todos eles, ou pelos menos levá-los a um estágio muito mais adiantado.

O ministro da Defesa Waldir Pires discursou em nome de todos os empossados. Lula fez mudanças em 9 ministérios, com a saída de 8 ministros que disputarão as eleições de outubro. Em um deles, fez apenas um remanejamento, passando Waldir Pires da Controladoria Geral da União (CGU) para a Defesa. A única estrela política, em meio a secretários-executivos, é Tarso Genro, ex-presidente do PT.

Lula cita Dirceu ao falar da coordenação política

Ao falar da escolha de Tarso, Lula citou o deputado cassado José Dirceu, acusado de comandar o esquema do mensalão:

¿ Essa convivência, por mais democrática que seja, com o Congresso Nacional, é sempre muito difícil, porque são difíceis as relações políticas num mundo democrático. Só peço a Deus que o Tarso consiga fazer mais e melhor do que Jaques Wagner. Já tem uma trilha que foi aberta num primeiro momento pelo José Dirceu, depois pelo Aldo (Rebelo), depois pelo Jaques Wagner. O Tarso está pegando o caminho meio asfaltado ¿ disse.

Em caráter definitivo foram nomeados, Orlando Silva Júnior, que substitui Agnelo Queiroz nos Esportes; Paulo Sérgio de Oliveira Passos, que substitui Alfredo Nascimento nos Transportes; e Pedro Brito Nascimento, que fica no lugar de Ciro Gomes na Integração Nacional, além de Tarso e Pires.

Como interinos, foram nomeados Jorge Hage, no lugar de Waldir Pires na CGU; Guilherme Cassel, que substitui Miguel Rossetto no Desenvolvimento Agrário; Altemir Gregolin na Secretaria Especial de Aquicultura e Pesca, no lugar de José Fritsch; e José Agenor Álvares da Silva, no lugar de Saraiva Felipe na Saúde.