Título: Okamotto participa hoje de acareação na CPI
Autor: Bernardo de la Peña e Germano Oliveira
Fonte: O Globo, 04/04/2006, O País, p. 8

Senadores querem aproveitar para interrogar presidente do Sebrae sobre pagamento de empréstimos a Lula

BRASÍLIA e SÃO PAULO. Com a ameaça de ter um novo pedido de quebra dos seus sigilos bancário, fiscal e telefônico aprovado pela CPI dos Bingos e protegido por um hábeas-corpus concedido pelo Supremo Tribunal Federal, o presidente do Sebrae, Paulo Okamotto, participa hoje de acareação com o ex-militante petista Paulo de Tarso Venceslau. Okamotto é acusado pelo ex-colega de ter participado de esquema ilegal de arrecadação para campanhas do PT.

Okamotto deverá ser bombardeado com perguntas sobre a sua relação com o presidente Lula. O petista seria o responsável pelo pagamento de empréstimos que o partido teria feito ao então candidato Lula.

¿ Caberá ao acareado responder ou não essas perguntas (fora do objeto da acareação) ¿ esclareceu ontem o presidente da CPI dos Bingos, Efraim Morais (PFL-PB), ao confirmar a acareação e explicar que o ministro Sepúlveda Pertence, do STF, havia dado uma decisão sobre o caso.

Na decisão, Pertence apenas esclareceu liminar que fora concedida pelo ministro Eros Grau e adiou a acareação, marcada originalmente para o dia 28. Segundo Pertence, não cabe ao Judiciário presumir que a CPI vai extrapolar seus limites.

Ex-petista afirma que Okamotto era ¿coleto¿ do PT

O economista Venceslau está preparado para enfrentar uma batalha. Ele dirá que Okamotto, envolvido agora com o pagamento de dívidas pessoais de Lula, já era ¿coletor¿ de recursos para o PT na década de 90 nas administrações petistas do interior de São Paulo.

Em 1993, Venceslau era secretário de Finanças da então prefeita petista de São José dos Campos, Ângela Guadagnin ¿ a sambista da pizza. Denunciou um esquema de desvio de verbas da prefeitura para o financiamento de campanhas do PT, tendo Okamotto como um dos arrecadadores. Em razão das denúncias, Venceslau foi expulso do PT e desde então diz ser perseguido pelo partido.

¿ Okamotto era homem forte no PT em razão de sua amizade com Lula ¿ disse.

Venceslau respondeu a uma comissão de sindicância no PT. Ele comprovou o que disse, mas foi demitido pela prefeita. A comissão, integrada por Helio Bicudo, Paul Singer e José Eduardo Martins Cardozo, inocentou-o. Mas Okamotto continuou forte no PT. Venceslau só denunciou o caso para a imprensa em 1997. Em 1998, foi expulso do PT.