Título: `O GOVERNO LULA ESTÁ SE DESFAZENDO¿, AFIRMA FH
Autor: Maria Lima e Bernardo de la Peña
Fonte: O Globo, 04/04/2006, O País, p. 9

Para o ex-presidente, petista demorou a agir para punir o ex-ministro Antonio Palocci

SÃO PAULO. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva demorou muito para agir no caso das denúncias contra o ex-ministro Antonio Palocci, na opinião do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. Ele considerou ontem que o governo petista está se desfazendo com denúncias e evidências de falta de correção. De acordo com o ex-presidente, por muito menos ele demitiu ministros que ¿não tinham culpa no cartório¿, por isso diz sentir-se indignado e preocupado com a situação do país.

¿ Imagino que o presidente Lula deveria ter agido há muito mais tempo. Eu por muito menos tirei muitos ministros que não tinham culpa no cartório. Onde nós vamos parar? Sinceramente, neste momento meu sentimento como brasileiro é de indignação e de preocupação ¿ disse o tucano, depois de fazer palestra a empresários num hotel na Zona Sul de São Paulo.

Fernando Henrique afirmou que o governo Lula está se desfazendo com as evidências das denúncias contra integrantes do primeiro escalão.

¿ Raramente vi ou soube no Brasil de um momento tão delicado, tão difícil. Sem julgamento maior e sem nada partidário, o governo está se desfazendo. E se desfazendo a partir de acusações que têm muitas evidências. Isso é muito grave, é uma situação preocupante ¿ disse Fernando Henrique .

¿Não se pode esperar elogios de FH¿, diz Aldo

Num outro evento em São Paulo, o presidente da Câmara dos Deputados, Aldo Rebelo (PCdoB-SP), disse que Fernando Henrique não sofreu a investigação profunda que vive hoje o país, apesar das dificuldades que enfrentou nos seus dois mandatos (1995-2002).

¿ O Brasil sempre conviveu com disputas acirradas, com crises muito graves e mais profundas do que essa que estamos atravessando. A democracia no país tem todas as condições de suportar esse embate, e o governo e a oposição têm noção de suas responsabilidades e dos seus compromissos ¿ afirmou.

Aldo disse que não se pode esperar do ex-presidente, como líder do maior partido de oposição, elogios ao governo:

¿ Ele é um dos principais líderes da oposição, tem legitimidade porque o seu partido é o principal partido de oposição. Portanto ninguém pode esperar do presidente Fernando Henrique elogios ao governo e ao presidente Lula.