Título: MP PAULISTA VAI INVESTIGAR ALCKMIN E LU
Autor: Soraya Aggege e Tatiana Farah
Fonte: O Globo, 04/04/2006, O País, p. 12

Ex-governador e ex-primeira-dama são suspeitos de improbidade administrativa

SÃO PAULO. O ex-governador Geraldo Alckmin (PSDB) e sua mulher, Maria Lúcia, a Lu, serão investigados pelo Ministério Público de São Paulo por suspeita de improbidade administrativa. O procurador-geral de Justiça do Estado, Rodrigo Pinho, vai apurar se houve responsabilidade direta do ex-governador no suposto esquema de uso político de verbas publicitárias de empresas do governo. Já a ex-primeira-dama será investigada devido aos mais de 400 peças de roupa, a maioria vestidos, que teria recebido como doação do estilista Rogério Figueiredo. A Promotoria da Cidadania também começou a abrir inquéritos ontem para investigar outras denúncias de supostas irregularidades no governo.

¿ Existem elementos que justificam o início das investigações ¿ afirmou o procurador. ¿ O procedimento foi instaurado para apurar eventuais atos de irregularidade administrativa referentes à má-utilização de verbas públicas. Mas ainda é cedo para qualquer conclusão.

Duas linhas de investigação sobre ex-governador

São duas linhas de investigação sobre Alckmin, pré-candidato à Presidência pelo PSDB. Uma delas é para saber seu envolvimento com suposto esquema viciado de publicidade na Nossa Caixa. A empresa é acusada de distribuir as verbas de acordo com interesses políticos do governo tucano.

A segunda investigação trata de contratos de publicidade da estatal CTEEP (Companhia de Transmissão de Energia Elétrica Paulista) e da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico de São Paulo) com a publicação ¿Chan Tao¿, do acupunturista de Alckmin, Jou Eel Jia. As denúncias sobre a ¿Chan Tao¿ e os vestidos de Lu Alckmin foram apresentadas pelo corregedor da Assembléia, o deputado Romeu Tuma Junior (PMDB). O deputado disse que, se confirmadas as denúncias contra Lu Alckmin, ela pode ser responsabilizada até por crime de peculato.

¿ É no mínimo um caso de improbidade. Mesmo que dona Lu tenha recebido os vestidos e doado através do Fundo Social de Solidariedade, que presidia, faltaram os procedimentos administrativos para as doações. Pode ser visto também como crime de peculato, já que o próprio ex-governador afirmou que ela usou os vestidos e depois os doou ¿ afirmou Tuma Júnior.

O procurador ainda não tem um calendário de depoimentos, mas não descarta a convocação do ex-governador. Após a renúncia ao governo, Alckmin perdeu o foro privilegiado.

Sabesp deve entrar na investigação

O secretário da Promotoria de Cidadania, Sérgio Turra Sobrani, distribuiu ontem frentes de investigação sobre a Nossa Caixa: contratos supostamente superfaturados na área de informática, contratação sem licitação de advogados no Brasil e nos EUA e aquisição de padarias para programas sociais. Nos próximos dias a Sabesp deve entrar na investigação, também pelo direcionamento das verbas de publicidade.