Título: PROJETO DA ELETROBRÁS NA ESPERA DE ENTENDIMENTO COM GOVERNO BRASILEIRO
Autor: Eliane Oliveira e Flávia Oliveira
Fonte: O Globo, 04/04/2006, Economia, p. 21

BELO HORIZONTE. Se não recuar no unilateralismo para resolver as pendências com o governo brasileiro na questão do gás, o presidente da Bolívia, Evo Morales, pode perder bem mais que a parceria com a Petrobras. Há dois meses, a Eletrobrás deu início a entendimentos para instalar naquele país uma usina térmica a gás, que teria sua energia transmitida para o Brasil. O presidente da estatal, Aloisio Vasconcelos, disse que esta talvez seja a mais importante contribuição da companhia à integração da América Latina.

O presidente da Eletrobrás disse ainda que espera que a gestão de Guido Mantega no Mistério da Fazenda ajude a estatal a conseguir com o Conselho Monetário Nacional (CMN) a autorização para obter empréstimos do BNDES e ampliar seus investimentos em geração de energia.

A estatal tem pelo menos três importantes projetos à espera de financiamento: as usinas de Simplício, no Rio; Paulista, em Goiás, e o Complexo do Rio Madeira, que inclui as geradoras de Santo Antônio e Jirau No domingo, o BID e o BNDES firmaram convênio para a criação de uma linha de crédito de US$1,5 bilhão para financiar projetos de infra-estrutura e insumos para a indústria de base. (Flávia Oliveira)