Título: CAPITAL MINEIRA VIRA CAMPO DE BATALHA
Autor: Eliane Oliveira e Flávia Oliveira
Fonte: O Globo, 04/04/2006, Economia, p. 22

Manifestantes destróem sede da Cemig e 19 ficam feridos

BELO HORIZONTE. Cerca de 600 manifestantes, entre militantes do MST, estudantes e outros grupos realizaram ontem protestos violentos na capital mineira contra a reunião anual do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Também participou dos protestos um grupo de famílias que foram afetadas pela construção de represas hidrelétricas financiadas pelo banco. O choque entre os manifestantes e as forças de segurança deixou 19 pessoas feridas, sete delas policiais, ninguém com gravidade.

Os manifestantes invadiram a sede da Cemig, empresa de energia elétrica do estado, destruindo portas de vidro, móveis e computadores. Quatro pessoas foram presas na Cemig e três nas ruas do Centro.

A concentração estava marcada para a Praça Sete de Setembro, no Centro da capital. Cerca de cem manifestantes portavam faixas e bandeiras com frases antiglobalização. A confusão começou devido aos mastros das bandeiras. Segundo a PM, os manifestantes estavam usando cabos de enxadas, o que descumpria um acordo feito com os movimentos. Ao tentar retirar as bandeiras, a confusão começou.

Em outra área do Centro, 600 pessoas se preparavam para se encontrar com os demais movimentos. Segundo os líderes das entidades, a polícia teria impediu o grupo de se aproximar do Palácio das Artes, onde estava acontecendo a abertura oficial da reunião do BID. Revoltados, invadiram a Cemig.

www.oglobo.com.br/economia