Título: FALTA DE GRAVIDADE FAZ ROSTO DE PONTES INCHAR
Autor: Roberta Jansen
Fonte: O Globo, 04/04/2006, O Mundo, p. 30

Médico diz que condição é normal no espaço e astronauta inicia sexta experiência em órbita

MOSCOU. Menos de três dias após ter chegado à Estação Espacial Internacional (ISS), Marcos Pontes apresentava ontem o rosto inchado, segundo revelaram imagens da tripulação divulgadas no Centro de Controle da Missão, nos arredores de Moscou. O médico do astronauta, Luiz Claudio Lutiis, disse que o inchaço é normal em viagens espaciais e está relacionado à redistribuição dos fluidos do corpo num ambiente em que praticamente não existe gravidade.

¿ Quando temos gravidade, a maior parte dos líquidos é drenada para baixo. Mas na quase total ausência de gravidade, há uma redistribuição dos fluidos. O inchaço geralmente acontece na parte superior dos membros ¿ garantiu Lutiis, que conversou com Pontes por dez minutos.

Ao lado de Pavel Vinogradov e Jeffrey Williams,tripulantes da 13ª missão, e dos membros da 12ª missão, Bill Mc Arthur e Valery Tokarev, Pontes apareceu de macacão claro, que exibia a bandeira do Brasil bem destacada, estampada no peito. Fora o inchaço, o astronauta brasileiro parecia saudável e bem humorado.

Durante a entrevista, organizada pela Nasa, Pontes revelou que ainda não fez planos para a sua volta à Terra.

¿ Eu aproveito o tempo para realizar as experiências ¿ contou. ¿ Ainda não tive tempo de pensar no retorno.

Ele iniciou ontem a sexta experiência das oito que levou. O estudo, da Universidade Federal de Santa Catarina, envolve os chamados evaporadores capilares. São ferramentas para o estudo da distribuição de calor que, no futuro, os cientistas esperam empregar em satélites para a manutenção das temperaturas dos equipamentos.