Título: GUERRA VAI COORDENAR CAMPANHA DO TUCANO
Autor: Adriana Vasconcelos
Fonte: O Globo, 05/04/2006, O País, p. 13

Alckmin escolhe senador cearense

CORREÇÃO DA MATÉRIA ABAIXO: "O senador Sérgio Guerra, que coordenará a campanha do tucano Geraldo Alckmin, é pernambucano e não cearense, como publicado na página 13 de ontem." PUBLICADO DIA 06.04.2006 NA PÁGINA 6 DO PRIMEIRO CADERNO.

BRASÍLIA. O candidato do PSDB à Presidência, Geraldo Alckmin, foi buscar no Nordeste, onde ainda é pouco conhecido, o coordenador executivo de sua campanha. O nome do senador Sérgio Guerra (PSDB-PE) foi sugerido pelo presidente do PSDB, Tasso Jereissati (CE). Empresário de Pernambuco, Guerra chegou ao Senado em 2002. Foi deputado estadual e três vezes federal, além de secretário dos governos de Miguel Arraes e Jarbas Vasconcelos. Em 1993, foi investigado pela CPI do Orçamento, mas se livrou de um processo de cassação.

No Senado, tem dado prioridade às discussões sobre orçamento, agricultura e desenvolvimento regional. Na CPI dos Correios é titular. Quase não apareceu em público, mas foi atuante nos bastidores, especialmente na apuração sobre as ligações empresariais e de fundos de pensão no abastecimento do valerioduto.

Guerra começou a vida política como líder estudantil, formou-se em economia e estudou em Harvard antes de ocupar o primeiro emprego como diretor do Departamento de Economia do antigo Instituto Joaquim Nabuco de Pesquisas Sociais. Foi indicado pelo escritor Gilberto Freyre, de quem se tornou amigo. Em sua biografia, na internet, cita a frase com a qual Freyre lhe definia: "Ele está mais para a irreverência do que para as formalidades. É um intelectual com capacidade de agir". Nela, o senador também se diz "um pupilo de Carlos Lacerda".

Guerra tem planos de intensificar a agenda de viagens do candidato pelo Norte e Nordeste.

- É importante intensificar o contato com o eleitor, com prefeitos e vereadores, mostrando as qualidades de bom administrador do nosso candidato.