Título: PFL ESTIMULA ALCKMIN A BUSCAR APOIO DO PMDB
Autor: Adriana Vasconcelos
Fonte: O Globo, 05/04/2006, O País, p. 13

Bornhausen incentiva aproximação de tucanos com peemedebistas mesmo que tenha de negociar vaga de vice

BRASÍLIA. O candidato do PSDB à Presidência da República, Geraldo Alckmin, prepara-se para pôr o pé na estrada. Em reunião da executiva nacional do partido, ontem, Alckmin traçou um roteiro de viagens pelo país esta semana. Estará hoje em Minas Gerais, amanhã em Goiás, sexta-feira no Piauí e sábado poderá ir para o Sul.

Preocupado em garantir palanques regionais fortes e ampliar a aliança nacional em torno de sua candidatura, Alckmin almoçou com o presidente do PFL, senador Jorge Bornhausen (SC), que o incentivou a investir numa aproximação com o PMDB. Mesmo que a vaga de vice, hoje prometida ao PFL, tenha de ser posta na mesa.

- A vaga de vice foi oferecida ao PFL, mas quero deixar claro que a prioridade do PFL é derrotar o governo corrupto do PT. Nossa aliança com o PSDB está praticamente feita. Não estou aqui para desistir. É claro que seria muito bom uma tríplice aliança - admitiu Bornhausen na saída do encontro.

Visita de cortesia a Joaquim Roriz

O candidato não perdeu tempo. Ontem mesmo fez uma visita de cortesia ao ex-governador do Distrito Federal Joaquim Roriz, do PMDB, para agradecer o apoio público dele a sua candidatura. O presidente do PSDB, senador Tasso Jereissati (CE), admite o interesse em compor com o PMDB, mas é reticente quanto à possibilidade de o partido ceder a vaga de vice.

- Não discutimos a possibilidade de ceder a vice, que já foi oferecida ao PFL. Todavia, numa campanha somar é sempre positivo e Bornhausen tem colocado que não será empecilho - observou Tasso.

- Nenhuma negociação está excluída. Muito menos com o PMDB - emendou o deputado Alberto Goldman (SP).

A prioridade de Alckmin será aparar arestas entre PSDB e PFL. No Piauí, deverá participar do lançamento da candidatura ao governo do estado do ex-prefeito de Teresina Firmino Filho, do PSDB, com o apoio do senador Heráclito Fortes (PFL-PI). No Distrito Federal, trabalha por um consenso entre a governadora tucana Maria Abadia e os dois pré-candidatos do PFL, o senador Paulo Octávio e o deputado José Roberto Arruda.

A decisão do Ministério Público de São Paulo de abrir inquéritos para investigar sua administração no governo de São Paulo parece não ter abalado o ânimo de Alckmin:

- Adversários não jogam flores. Ainda mais o PT, que está no fundo do poço e quer arrastar alguém para lá.

"Não quero ser presidente para ser mais um"

Mas Alckmin diz que se depender dele o debate eleitoral será de alto nível.

- Não quero ser presidente da República para ser mais um. Queremos chacoalhar o país.