Título: ASTRONAUTA BRASILEIRO LEVA SUSTO NO ESPAÇO
Autor: Roberta Jansen
Fonte: O Globo, 05/04/2006, O Mundo / Ciência e Vida, p. 34

Experiência de americanos dispara sensor e assusta tripulação. Pontes dedica tempo especial às crianças

MOSCOU. Em seu quarto dia na Estação Espacial Internacional (ISS), o astronauta Marcos Pontes viveu ontem o seu primeiro infortúnio em órbita. Os dois tripulantes americanos da ISS, William McArthur e Jeffrey Williams, tiveram que suspender a experiência que realizavam após um alarme disparar na estação. O alarme, segundo a Nasa, era falso. Mas levou ao encerramento do estudo - sobre caminhadas espaciais - e assustou os cinco tripulantes da ISS.

McArthur e Williams deveriam dormir no módulo Quest da ISS, que tem uma pressão inferior à do resto da estação, mas acordaram depois que o alarme de um sensor de gases foi ativado duas vezes. Devido ao problema, a Nasa suspendeu a experiência. McArthur e Williams passaram horas isolados de seus companheiros de tripulação, Pontes e os russos Pavel Vinogradov e Valery Tokarev. Segundo a Nasa, porém, o problema era com o alarme e não com a experiência propriamente dita.

Os americanos não são os únicos que dormem junto às experiências que acompanham. Por escolha própria, Pontes dorme no mesmo laboratório em que realiza as oito análises brasileiras.

- Gosto de ter as coisas sob controle, de ter perto de mim as experiências. Acordo de madrugada para verificar se está tudo bem - afirmou Pontes em entrevista transmitida pelo Centro de Controle da Missão, perto de Moscou.

À noite, em entrevista ao Jornal Nacional, ele fez uma homenagem a Santos Dumont e usou uma réplica do chapéu do Pai da Aviação no espaço. Hoje, o astronauta começará uma experiência sobre as reações de enzimas em ambiente sem gravidade. Serão observadas enzimas que quebram moléculas de gordura e geram frutose, de poder adoçante superior ao do açúcar.

Outras quatro experiências continuam sendo acompanhadas por Pontes. As análises conduzidas pelos americanos na ISS são bem mais complexas do que as do brasileiro. A grande maioria dos testes conduzidos por eles visam a futuras expedições a Marte e a períodos bem mais longos de permanência no espaço. A experiência suspensa ontem em razão do alarme, por exemplo, tinha por objetivo testar um novo método de preparação para passeios espaciais.

Pontes tem se mostrado especialmente orgulhoso do trabalho com crianças. Hoje, antes de falar com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva à noite, ele terá uma rápida conversa com alunos da Escola Americana, no Rio. Além disso, duas das experiências que faz no espaço, o plantio da semente de feijão e a cromatografia da couve, são repetidas por alunos da rede pública. Elas acompanham os resultados obtidos por Pontes.

- Essas experiências são um estímulo à educação - disse o astronauta.