Título: Depois de resistir a mudar relatório, Serraglio é festejado ao fim da CPI
Autor: Maria Lima
Fonte: O Globo, 06/04/2006, O País, p. 4

Relator diz que aprovação de seu texto é resultado de investigação correta

BRASÍLIA. Chamado de ¿carequinha¿ pelos colegas, o relator geral da CPI dos Correios, deputado Osmar Serraglio (PMDB-PR), foi o mais festejado depois da sessão que aprovou o relatório final da CPI dos Correios ontem. Saiu pelos corredores carregado pelos companheiros. Serraglio foi escolhido relator com o voto da base aliada e contra a vontade da oposição. Mas durante os trabalhos, virou o jogo e ganhou o apoio dos oposicionistas.

Relator resistiu às mudanças exigidas pelo PT

Serraglio resistiu às mudanças defendidas pelo PT em seu relatório, especialmente quanto ao conceito de mensalão, segundo ele o eixo de seu trabalho. Não aceitou a tese petista de que não houve o pagamento a parlamentares, mas sim uso de caixa dois. E ainda alertou que tal mudança poderia implicar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva em crime eleitoral, uma vez que o publicitário Duda Mendonça admitira ter recebido recursos no exterior.

¿ Foi a vitória da investigação correta. Aquele relatório substitutivo do PT foi uma tentativa de impedir a votação do meu. Foi um bode na sala para tomar meu tempo, como de fato tomou. Estou com a consciência limpa porque não tergiversei e nem procurei prejudicar ninguém ¿ comemorou Serraglio.

¿Perdeu, perdeu¿, comemorou líder tucano

Para o relator, o voto substitutivo do PT não foi limpo, pois tornava difícil a identificação dos pontos que seriam modificados.

¿ Foi uma vitória suada. Foram dez meses de dedicação exclusiva. Por essa razão, a investigação não poderia ao final ser deturpada por razões políticas ¿ avaliou Serraglio.

Enquanto Serraglio era festejado na sala da CPI, do lado de fora, parlamentares da oposição e do governo continuaram se provocando.

¿ Essa votação foi um absurdo! Nunca vi nada igual

em CPIs ¿ protestava o líder do governo, senador Aloizio Mercadante (PT-SP), inconformado com o resultado final e com o encaminhamento da votação, comandada pelo presidente da CPI, o senador Delcídio Amaral (PT-MS).

Ao lado de Mercadante, o líder do PSDB na Câmara, Jutahy Magalhães (BA), não deixou por menos:

¿ Não tem nada disso, perdeu, perdeu!

www.oglobo.com.br/pais