Título: Festa para reabrir o Alvorada
Autor: Heliana Frazao
Fonte: O Globo, 06/04/2006, O País, p. 8

Lula e Marisa voltam ao palácio

BRASÍLIA. Em meio à mais grave crise política do governo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai comemorar hoje à noite a reabertura do Palácio da Alvorada, cujas obras de restauração custaram R$18,4 milhões, pagos pela iniciativa privada. A Presidência da República preparou uma festa: a partir das 19h, Lula e a primeira-dama Marisa Letícia participarão de uma cerimônia no Alvorada, com empresários, autoridades e diplomatas de outros países.

O Alvorada ficou fechado desde dezembro de 2004. Dois meses antes, o casal Lula se mudou para a Granja do Torto e voltou no último dia 29. Na restauração, além da recuperação de materiais originais, da época da construção, em 1958, o Alvorada ganhou mais conforto: foi instalado um moderno sistema de refrigeração, que contempla todos os ambientes, com exceção do hall de entrada. O calor era uma das reclamações de todos presidentes que moraram lá.

Ontem, o Alvorada reformado foi mostrado à imprensa. E já com problemas, como um grande vidro trincado, na fachada que dá para a piscina. Segundo os técnicos, a pressão sobre os vidros, devido ao vento e ao calor, é um problema constante. Os responsáveis pelas obras não mostraram a parte do jardim onde havia uma estrela de flores vermelhas, nem quiseram confirmar se foi mantida.