Título: EX-MINISTRO CONTRADIZ JORGE MATTOSO
Autor: Jailton de Carvalho
Fonte: O Globo, 06/04/2006, O País, p. 10

Palocci nega que o ex-presidente da CEF tenha ido à sua casa mostrar extrato

BRASÍLIA. Em depoimento à Polícia Federal na terça-feira, o ex-ministro da Fazenda Antonio Palocci contradisse o ex-presidente da Caixa Econômica Jorge Mattoso na PF. A contradição está no motivo do encontro entre os dois na noite do dia 16, quando Mattoso levou o extrato bancário do caseiro Francenildo dos Santos Costa à casa de Palocci na Península dos Ministros, em Brasília. À PF, cada um deu uma versão para o encontro. Os dois, entretanto, foram indiciados pela violação do sigilo bancário do caseiro.

As diferentes versões provocaram reações na CPI dos Bingos. O senador Romeu Tuma (PFL-SP) promete solicitar uma acareação entre os dois se a Polícia não esclarecer o assunto. O relator, Garibaldi Alves Filho (PMDB-RN), cobrou esclarecimentos.

Palocci alega que Mattoso discutiu novas agências

Palocci, segundo seus advogados, informou aos policiais que Mattoso foi à sua casa naquela noite para discutir a abertura de agências da Caixa nos Estados Unidos e no Japão. De acordo com o advogado José Roberto Batochio, o ex-presidente da Caixa teria tentado tratar do assunto à tarde com Palocci em um encontro no Palácio do Planalto, mas não havia conseguido.

No depoimento à PF, Mattoso apresentou versão diferente: disse que foi à casa do ministro por volta das 23h e passou no máximo cinco minutos com Palocci, com quem deixou o extrato da conta de Francenildo.

¿ Isso precisa ser esclarecido ¿ afirmou Garibaldi.

O senador Tuma foi mais incisivo:

¿ É necessária uma acareação entre os dois. Se não ficar esclarecido na PF, teremos que fazer aqui na CPI. Tem de haver uma acareação se há um conflito desses. O presidente da CEF dá a impressão de que alguém pretendia derrubá-lo e manter o esquema.

Garibaldi não descartou a possibilidade de ser feita uma acareação:

¿ Faremos se houver necessidade comprovada. Até porque as acareações não têm se revelado eficientes. São um remédio que precisa ser usado com cautela, para ser eficaz.

Para o senador Álvaro Dias (PSDB-PR), o ex-ministro continua mentindo:

¿ Palocci mente. Diz que recebeu o extrato e colocou no triturador. Ele adotou essa tática da mentira desde os seus depoimentos na CPI.