Título: MINISTRO DIZ QUE SOUBE POR JORNALISTA
Autor: Jailton de Carvalho
Fonte: O Globo, 06/04/2006, O País, p. 10

BRASÍLIA. O ex-ministro da Fazenda Antonio Palocci contou em depoimento à Polícia Federal que foi por intermédio da jornalista Helena Chagas, diretora da sucursal do GLOBO em Brasília, que ficou sabendo que o caseiro Francenildo Costa teria recebido um ¿bom dinheiro¿. Segundo o ex-ministro, a jornalista ¿ que mora na mesma rua em que a República de Ribeirão Preto tinha a sua casa de reuniões ¿ teria comentado que seu jardineiro sabia que Francenildo tinha ganhado algum recurso.

Para a PF, o comentário da jornalista não configura crime e ajuda a mostrar que, de posse da informação, o então ministro é que teria agido de maneira irregular ao acionar órgãos públicos para tentar descobrir se havia fundamento na suspeita de que o caseiro tinha recebido recursos acima de seus rendimentos.

O ex-ministro Palocci se referiu à conversa com a jornalista ao relatar, no depoimento, o que tinha comentado com o secretário de Direito Econômico, Daniel Goldberg, na noite do dia 16 de março. O ex-ministro contou ao secretário do Ministério da Justiça o que tinha conversado com a jornalista. Para confirmar o relato do ministro, a jornalista poderá ser convocada para prestar depoimento na Polícia Federal.

A jornalista Helena Chagas, diretora da sucursal do GLOBO em Brasília, foi realmente procurada pelo ministro Palocci, que buscava obter informações sobre uma possível movimentação financeira estranha do caseiro. A jornalista disse ao ministro que o jornal tomou conhecimento dessa versão, que circulava em Brasília, mas que ela não foi confirmada. Por isso, o jornal nada publicou a respeito.