Título: RENAN QUER QUE BASTOS ANTECIPE EXPLICAÇÕES
Autor: Gerson Camarotti
Fonte: O Globo, 06/04/2006, O País, p. 12

Presidente do Senado defende que ministro da Justiça vá espontaneamente ao Congresso

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), defendeu ontem que o ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, se antecipe a qualquer convocação e se apresente espontaneamente para falar, no Congresso, sobre a quebra do sigilo bancário do caseiro Francenildo Santos Costa. Na semana que vem, os senadores votam o requerimento de convocação de Bastos para explicar a participação de dois assessores seus no episódio.

¿ Se eu fosse o ministro, tomaria a iniciativa de ir e ajudar com o esclarecimento, que é na verdade o que se quer ¿ afirmou Renan, que se reunirá com os líderes dos partidos na semana que vem, para decidir sobre a convocação.

¿Essa zona cinzenta não ajuda¿, diz senador

O presidente do Senado, que esteve no Rio para o enterro com uma caravana de doze outros senadores para o enterro da mãe do senador Arthur Virgílio (PSDB-AM), afirmou que a votação do requerimento convocando o ministro depende ainda da desobstrução da pauta do Senado. Há, segundo Renan, seis medidas provisórias à espera de apreciação.

¿ Para que possamos votar o requerimento, precisamos votar primeiro essas Medidas Provisórias. Mas acho que a presença dele ajuda a esclarecer, e quem sabe encerrar esse episódio.

O senador ressaltou ainda que é importante esclarecer o episódio da participação do ministro no episódio. Dois assessores de Bastos teriam sido avisados da quebra de sigilo dez dias antes da queda de Palocci.

¿ Essa é uma decisão sobretudo dele, ou então será uma decisão do Senado, que poderá ser tomada na próxima semana. Mas o importante é que se esclareça tudo. Acho que essa zona cinzenta não ajuda. Dar continuidade a isso é ruim para o país ¿ afirmou o Renan.

O senador Antero Paes de Barros (PSDB-MT), também presente ao enterro, no Cemitério São João Batista, defendeu a necessidade de ouvir o ministro da Justiça. Para ele, é preciso esclarecer a data em que os assessores do ministro estiveram na casa do então ministro Antonio Palocci.

¿ Há uma clara necessidade de ouvir o ministro Márcio Thomaz Bastos. Sem nenhum pré-julgamento, mas ele tem que falar sobre esses acontecimentos. Tem que esclarecer, por exemplo, a data em que seus assessores estiveram na casa do Palocci ¿ disse Paes de Barros.

O senador informou que foi protocolado ontem ofício, assinado pelo PSDB, com pedido de quebra de sigilo telefônico de todos os suspeitos de envolvimento no episódio da quebra de sigilo bancário do caseiro, inclusive do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do ministro da Justiça.

¿ Esse é o maior crime desde o golpe militar de 1964. Nem a ditadura teve a coragem que teve o governo do PT. O Palocci era o Arafat, estava exilado lá no gabinete do Lula ¿ disse o senador.

O senador Tasso Jereissati, presidente nacional do PSDB, pede esclarecimento urgente do ministro da Justiça:

¿ O governo todo envolveu-se em arbitrariedade, usando da força, da ilegalidade, para devastar a vida de um cidadão. O Ministério da Justiça é o estandarte de tudo isso que está aí.