Título: POBRE CHEGA LÁ E ACHA QUE É OUTRA COISA¿
Autor: Maiá Menezes
Fonte: O Globo, 06/04/2006, O País, p. 13

Fernando Henrique critica Lula e defende Alckmin das denúncias em SP

SÃO PAULO. Entrevistado pelo apresentador Jô Soares para o programa que seria exibido ontem à noite, o ex-presidente Fernando Henrique fez uma crítica indireta ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao falar sobre a sensação do poder.

¿ Você não deve mudar o seu jeitão quando chega ao poder ¿ comentou, em alusão indireta a Lula. ¿ Pobre quando chega lá em cima acha que é outra coisa.

Sobre a afinidade ideológica que existiria entre o socialismo petista e a social-democracia tucana, o ex-presidente afirmou que as tentativas de aproximação foram inviabilizadas e que hoje o PSDB ¿não quer se misturar¿.

Depois de gravar o programa, Fernando Henrique falou sobre as investigações envolvendo o banco Nossa Caixa e o governo de Geraldo Alckmin. Para ele, é ¿pior tapar o sol com a peneira¿. Fernando Henrique disse que a apuração já está sendo feita pelo Ministério Público e poderá ser feita também pela Assembléia Legislativa paulista.

¿ Quem quiser apurar na Assembléia que apure mais, já tem procurador analisando. A pior coisa é tapar o sol com a peneira. O governador não precisa e não quer. Eles que apurem o que tem que apurar ¿ disse.

Fernando Henrique disse que não se pode misturar as acusações contra Alckmin com as denúncias contra o PT.

¿ Essa é uma denúncia que pega uma pessoa. Não se trata de uma organização, de um partido ¿ comparou, referindo-se diretamente às denúncias de mensalão que envolvem o governo Lula.

O caso da Nossa Caixa, segundo o ex-presidente, já está praticamente resolvido.

¿ O governador já deu as explicações, a pessoa já foi punida ¿ disse, em alusão à demissão do assessor de comunicação Roger Ferreira, supostamente o principal envolvido na crise da Nossa Caixa.