Título: ALCKMIN DIZ QUE PALOCCI DEU `DEPOIMENTO-DELIVERY¿ À PF
Autor: Maiá Menezes
Fonte: O Globo, 06/04/2006, O País, p. 13

O pré-candidato do PSDB à Presidência da República, Geraldo Alckmin, foi irônico ao comentar a maneira como a Polícia Federal colheu o depoimento do ex-ministro Antonio Palocci, na noite de terça-feira, em Brasília, sobre a quebra do sigilo bancário do caseiro Francenildo dos Santos. Ele afirmou que o fato de o ex-titular da Fazenda ter falado em casa, como se tivesse direito a foro privilegiado, abre um precedente grave. Palocci depôs por três horas, em casa, sob alegação de que enfrenta problemas de saúde.

¿ Foi um depoimento-delivery (serviço de entrega para conforto do cliente). É grave, porque fere o conceito de República, que é o da igualdade ¿ afirmou o ex-governador, que compareceu ontem ao velório da mãe do senador Arthur Virgílio (PSDB-AM), Izabel Vitória do Carmo Ribeiro, no cemitério São João Batista, no Rio.

O ex-governador disse ainda que a quebra ilegal do sigilo bancário do caseiro foi planejada e executada ao lado da sala do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, referindo-se ao fato de Palocci ter ocupado, nos dias que antecederam sua queda, um gabinete próximo ao de Lula no Planalto:

¿ O que vimos até aqui é uma omissão grave de um fato que é uma questão de valor, é uma questão de princípio. O presidente até agora não falou. Essas coisas ocorreram dentro do Palácio do Planalto e o presidente só se manifestou na posse do novo ministro da Fazenda (Guido Mantega), chamando Palocci de irmão.

O ex-governador de São Paulo afirmou ainda que a violação do sigilo é uma ameaça a todos os brasileiros:

¿ A violação não é uma injustiça, um atentado contra uma pessoa, o caseiro. Na realidade, ela é uma ameaça a toda a sociedade