Título: VICE-PRESIDENTE DO BB INDICADO PELO PT PEDE DEMISSÃO
Autor: Maria Lima
Fonte: O Globo, 07/04/2006, O País, p. 8

José Luiz de Cerqueira César apareceu no noticiário por causa de investigações na empresa Cobra Tecnologias

BRASÍLIA. O vice-presidente de Tecnologia e Logística do Banco do Brasil (BB), José Luiz de Cerqueira César, pediu demissão anteontem, segundo informou ontem a assessoria de imprensa do banco. Por meio de nota, o BB apenas explicou que o executivo vai cuidar de novos desafios profissionais. O nome de Cerqueira César, uma indicação do PT para o cargo, surgiu no noticiário político há cerca de um ano por causa de investigações de supostas irregularidades que teriam sido cometidas pela subsidiária Cobra Tecnologias. A empresa, subordinada à área do agora ex-vice-presidente, foi investigada pela CPI dos Correios. O relatório final não citou nem pediu o indiciamento de Cerqueira César.

¿ Não tenho qualquer processo de impugnação de contratos no TCU (Tribunal de Contas da União). Já cumpri meu papel (no banco) ¿ afirmou Cerqueira César.

Estilo do funcionário já recebeu críticas no banco

Ele entrou no BB em 2003 por indicação política do PT. Sua saída já era esperada desde o início da CPI dos Correios, há cerca de dez meses. O relatório da comissão comprova a existência do mensalão, de uma série de irregularidades em várias empresas estatais e também em contratos do Banco do Brasil.

O ex-vice-presidente do BB exercia posições mais políticas dentro do banco e algumas vezes foi criticado internamente, principalmente pelos profissionais de carreira do banco, pelo seu estilo de gestão.

O conselho diretor do banco é formado apenas por funcionários de carreira, no total de oito pessoas, mas entre esses diretores ainda há dois vice-presidentes ligados ao partido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva: Luiz Oswaldo Sant'lago (Gestão de Pessoas e Responsabilidade Socioambiental) e Adésio Lima (Crédito, Controladoria e Gestão Global).

Por causa das denúncias de irregularidades no contrato com a Cobra Tecnologias, o Banco do Brasil mandou fazer uma auditoria interna na empresa, mas ainda não tem resultado final. Para assumir interinamente o lugar de Cerqueira César, o presidente do BB, Rossano Maranhão, indicou ao Conselho de Administração da instituição o atual diretor de tecnologia do banco, Manoel Gimenes Ruy.

A principal irregularidade apontada no Banco do Brasil pelo relator-geral da CPI, Osmar Serraglio (PMDB-PR), refere-se à antecipação de recursos de publicidade da Visanet para as empresas de Marcos Valério Fernandes de Souza. Para a CPI, a Visanet é uma das fontes de recursos do chamado valerioduto. O aprofundamento das investigações deste caso foi pedido por Serraglio ao Ministério Público.