Título: MARTA REAGE E DIZ QUE SERRA AINDA VAI CAIR
Autor:
Fonte: O Globo, 07/04/2006, O País, p. 11

Tucano diz receber os resultados do Ibope com humildade

SÃO PAULO. A ex-prefeita Marta Suplicy, pré-candidata do PT ao governo de São Paulo, reagiu ao seu fraco desempenho na pesquisa do Ibope dizendo que a vantagem do adversário tucano, José Serra, deverá cair:

¿ Serra sofrerá o desgaste da perda de credibilidade com sua falta de palavra, já que usou a prefeitura como trampolim para ambições pessoais. Abandonou a cidade nas mãos do Kassab, ex-secretário do Pitta.

E atacou a sucessão de governos tucanos:

¿ O estado é governado há 12 anos pelo PSDB, e agora pelo PFL, e não houve políticas de desenvolvimento regional e geração de empregos. Os estudantes sofrem com a baixa qualidade da educação e a falta de oferta de cursos para a formação profissional. A saúde está doente pela má gestão e a ação tucana na segurança e, especialmente na Febem, é um fracasso.

Em Ribeirão Preto, Serra disse que recebe com humildade a pesquisa. Ele considerou ¿um excelente começo¿ o fato de estar cotado para vencer ainda no primeiro turno:

¿ Fico satisfeito de ser bem avaliado pela população, mas não é o fim. A gente tem que trabalhar muito até a eleição.

O presidente do diretório do PSDB em São Paulo, Sidney Beraldo, divulgou nota contestando a ex-prefeita. Para ele, Marta quebrou as finanças da cidade de São Paulo e por isso está inconformada com a pesquisa.

Mesmo com a previsão de que Serra venceria hoje a eleição para o governo estadual no primeiro turno, o Ibope também pesquisou as intenções de voto para o segundo turno. Serra venceria: fica com 67% contra Mercadante (16%), 63% contra Quércia (17%) e 62% contra Marta (23%). Por falha do Ibope, a pergunta sobre rejeição foi anulada.

Na pesquisa de fevereiro, o Ibope registrou alto número de votos em branco e nulos, 32%. Segundo o gerente de pesquisas da instituição, Maurício Tadeu Garcia, o índice demonstrava o espaço que poderia ser ocupado com a escolha do candidato tucano. A avaliação se confirmou em abril, quando os votos nulos e em branco caíram até dez pontos:

¿ Pelos números, o eleitor de São Paulo pode até não ter gostado de Serra deixar a prefeitura (ele renunciou no dia 31, contrariando a promessa de cumprir o mandato), mas isso não o impediu de pensar em votar nele.

A pesquisa fez 1.204 entrevistas. Foi a segunda encomendada pela Federação das Empresas de Transporte do Estado de São Paulo (Fetecesp), que fará pesquisas mensais.