Título: LULA MIRA ALCKMIN: `MAIS ESCOLA, MENOS FEBEM¿
Autor: Adauri Antunes Barbosa
Fonte: O Globo, 07/04/2006, O País, p. 12

`Temos que fazer essa opção para poder saber que país nós teremos daqui a 15 ou 20 anos¿, diz presidente

CAMPINAS (SP). No mesmo dia em que pesquisa do Ibope mostrou o favoritismo do candidato do PSDB, Geraldo Alckmin, contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva no estado de São Paulo ¿ 46% para o tucano e 28% para o petista ¿ o presidente criticou ontem um dos pontos fracos do ex-governador, a Febem.

¿ A gente fica imaginando que haverá um dia neste país em que teremos menos Febem e mais indústria, menos Febem e mais escola ¿ disse Lula durante discurso na solenidade de lançamento de edital de licitação para o Aeroporto Industrial de Campinas, que será construído no entorno do Aeroporto Internacional de Viracopos.

Petista ironiza tucanos

Lula comentava o que chamou de uma de suas ¿grandes alegrias¿, a de encontrar jovens treinados e contratados com carteira assinada em fábricas inauguradas anteontem na Bahia:

¿ O dia em que cada governante deste país admitir, na sua consciência e na sua alma, que cada tijolo que a gente colocar para gerar uma escola e para gerar um emprego significará que a gente não precisará colocar um tijolo para criar uma Febem ou uma prisão... Temos que fazer essa opção para a gente poder saber que país nós teremos daqui a 15 ou 20 anos ¿ disse Lula.

Alckmin construiu dezenas de presídios pelo interior paulista. Seu governo enfrentou rebeliões em série na Febem. A última, anteontem, deixou 57 feridos e já aconteceu no governo do sucessor de Alckmin, o pefelista Cláudio Lembo.

Lula ironizou os argumentos tucanos de que São Paulo tem crescido mais do que o país:

¿ Virou moda agora as pessoas dizerem assim: ¿Ah, porque São Paulo cresce mais do que o Brasil¿, ¿Ah, porque o Rio de Janeiro cresce mais do que o Brasil¿. Esses dias eu fui a um estado do Nordeste: ¿Ah, porque o Nordeste cresce mais do que o Brasil¿. Parece coincidência, mas esses estados só estão crescendo mais do que o Brasil quando o Brasil começou a crescer no nosso governo. Por que não cresceu antes de nós governarmos? Por que não cresceu nos últimos oito anos? Como está virando moda agora, seria importante fazer um estudo para mostrar o que era.

Destaque para criação de 176 mil novos empregos

Aplaudido pelo público, formado principalmente por moradores do entorno do aeroporto de Viracopos, Lula destacou a criação de 176 mil novos empregos no mês de fevereiro e a abertura de universidades em seu governo.

¿ É essa revolução que não é de curtíssimo prazo, é de médio prazo, que o Brasil precisa. Qual é a revolução? Estamos fazendo quatro universidades federais novas, transformando seis faculdades e universidades e fazendo 43 extensões universitárias.

No pronunciamento de mais de meia hora no saguão de Viracopos, Lula respondeu indiretamente ao ex-presidente Fernando Henrique que, em entrevista na quarta-feira ao ¿Programa do Jô¿, da Rede Globo, disse que ¿pobre quando chega lá (ao poder) acha que é outra coisa¿.

¿ No Brasil temos os pessimistas de plantão, que se levantam de manhã sem querer ver a realidade e dão palpites e mais palpites que viram manchetes e mais manchetes que, na verdade, não estão acontecendo. Tem gente que não se contenta que as coisas dêem certo.

www.oglobo.com.br/pais