Título: ASSALTO AO BC ESTARIA FINANCIANDO QUADRILHAS
Autor: Chico Oliveira
Fonte: O Globo, 07/04/2006, O País, p. 12

Suspeita é da PF, que prendeu ontem em Porto Alegre bandido mais procurado do Sul

PORTO ALEGRE. Os mais de R$160 milhões roubados do Banco Central em Fortaleza, em agosto do ano passado, podem estar financiando grandes quadrilhas de assaltantes em todo o país. É o que mostra investigação realizada coordenada pelo Departamento de Combate aos Crimes Patrimoniais da Diretoria de Combate ao Crime Organizado da Polícia Federal. Em São Leopoldo, na Grande Porto Alegre, foi preso ontem João Adão Ramos, o João das Couves, de 39 anos. Um dos bandidos mais procurados no Sul do país, ele é o braço direito de José Carlos dos Santos, o Seco, chefe de uma quadrilha especializada em ataques a carros-fortes. Essa quadrilha, segundo a Polícia Federal, é uma das que estariam sendo financiadas pelo dinheiro do assalto em Fortaleza.

¿ Temos indicações muito fortes de que o dinheiro de Fortaleza está financiando essa quadrilha e que o Rio Grande do Sul foi utilizado para passagem de parte do dinheiro em direção ao Uruguai. Os responsáveis pelo assalto em Fortaleza estão praticamente todos identificados, mas agora estamos no rastro do dinheiro ¿ informou Ildo Gasparetto, delegado regional de Combate ao Crime Organizado na superintendência da PF no Rio Grande do Sul. Segundo ele, a prisão de João Adão Ramos só foi possível após seis meses de investigações.

Polícia apreende armas, explosivos e drogas

O assaltante foi surpreendido por volta das 10h em seu apartamento, no Centro de São Leopoldo. No local foram encontrados dez explosivos artesanais de grande poder de destruição, do tipo usado em mineração, além de detonadores que estavam prontos para serem usados em assaltos. A polícia também apreendeu 20 cartuchos de fuzil calibre 7.62mm, de uso exclusivo das Forças Armadas, um revólver e 33 cartuchos calibre .38, um colete à prova de balas, uma touca ninja, 250 gramas de cocaína, uma balança e um frasco de permanganato de potássio (um produto controlado pela Polícia Federal, usado no refino de cocaína).

¿ Os artefatos explosivos estavam amarrados em pares, o que significa que estavam prontos para explodir e seriam usados em algum assalto previsto para o fim de semana ou segunda-feira ¿ disse Gasparetto.

Indiciado por porte ilegal de arma de fogo e munição, tráfico e posse de equipamento destinado à fabricação de drogas, falsidade ideológica e uso de documento falso, o assaltante foi encaminhado ao Presídio Central, em Porto Alegre.