Título: EMPRESÁRIOS LAMENTAM DANOS À IMAGEM
Autor: Alessandro Soler, Maria Elisa e Natan Damasceno
Fonte: O Globo, 07/04/2006, Rio, p. 14

Comandante da PM diz que não é preciso aumentar efetivo no bairro

Integrante do Conselho Comunitário de Segurança de Copacabana, o presidente da Associação Comercial do bairro, Fernando Polônia, considerou deploráveis e negativos para a imagem do Rio os acontecimentos de ontem, que terminaram com a morte de duas pessoas. Ele ressaltou, no entanto, que pelos relatos feitos pelas testemunhas, a polícia não teve outra alternativa a não ser reagir para impedir que o bandido continuasse atirando e colocando em risco a vida de pessoas inocentes.

¿ Quem faz o que esse bandido fez é um louco. Nesse caso, a polícia fica entre matar ou morrer. Não se pode defender a ação policial nas ruas com tiros que podem atingir inocentes, mas pelo que soube os PMs estavam enfrentando uma situação-limite ¿ afirmou o presidente da Associação Comercial.

Já o presidente da seção fluminense da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH-RJ), Alfredo Lopes, cobrou a presença de um efetivo maior da polícia nas ruas de Copacabana, uma área de grande concentração hoteleira:

¿ Temos de ter um policiamento com tolerância em torno de zero, para desestimular os bandidos. Um tiroteio em área pública, na frente de turistas num bairro de personalidade internacional, atenta contra a imagem da cidade.

O comandante-geral da Polícia Militar, coronel Hudson Carvalho, que esteve no Hospital Copa D¿Or para visitar os dois PMs feridos na ação, não concorda com a idéia de aumentar o efetivo policial no bairro. Segundo ele, desde o lançamento da segunda fase do programa Copacabana Legal, no fim de março, a presença ostensiva da polícia nas ruas aumentou.

¿ Estamos trabalhando com 150 homens, seis viaturas e as cabines da PM no bairro. O que houve hoje (ontem) foi algo inesperado, uma situação em que tivemos de reagir de acordo com as circunstâncias. Tratava-se de um homicida que saiu atirando a esmo, e a ação da polícia evitou que ele matasse outros inocentes ¿ observou o coronel Hudson.

Os dados mais recentes do Instituto de Segurança Pública indicam que em janeiro caiu pela metade, em relação ao mesmo período do ano passado, o número de assaltos a residência em Copacabana. Por outro lado, o roubo a transeuntes dobrou no mesmo período.

http://www.oglobo.com.br/rio