Título: GRAU DE INVESTIMENTO EM ATÉ TRÊS ANOS
Autor: Patricia Eloy
Fonte: O Globo, 07/04/2006, Economia, p. 27

Para IIF, Brasil precisa manter política econômica para obter classificação

O Brasil ainda vai levar dois ou três anos para atingir o status de ¿investment grade¿ (grau de investimento), concedido por agências internacionais a países com baixíssimo risco para os investimentos. A previsão é do Instituto Internacional de Finanças (IIF), instituição que congrega 340 bancos de 60 países, informou ontem o economista da instituição, Frederick Jaspersen.

¿ O mais importante, para que isso aconteça, é a continuidade da política econômica ¿ disse.

Jaspersen participou da reunião anual do IIF ocorrida ontem e hoje no Rio, conduzida pelo presidente da instituição, Charles Dallara, e pelo presidente do Banco Itaú, Roberto Setúbal.

Setúbal não espera mudanças de rumo na economia devido à substituição de Antonio Palocci por Guido Mantega no Ministério da Fazenda. Segundo ele, os nomes propostos ontem para o Banco Central também indicam continuidade na política econômica.

O presidente do IIF admitiu que uma alta de juros nos Estados Unidos, no Japão e na Europa pode mudar o ambiente global, hoje de alta liquidez. Mas acha que o Brasil está mais bem preparado para responder a estes desafios. Um dos avanços citados é a melhoria dos fundamentos macroeconômicos, com a queda da inflação, a redução do endividamento externo e a obtenção de superávits comercial e nas contas correntes. (Mariza Louven)