Título: VARIG: CRISE AGRAVA ATRASO E CANCELAMENTO DE VÔOS
Autor: Érica Ribeiro
Fonte: O Globo, 07/04/2006, Economia, p. 28

Há problemas em várias rotas domésticas e internacionais. Empresa estaria negociando acordo com a Ocean Air

Com o agravamento da crise financeira da Varig, a situação dos passageiros que compraram bilhetes da companhia também se complica. Ontem à tarde, o painel da Infraero no Aeroporto Internacional Tom Jobim indicava o cancelamento e o atraso de quatro vôos internacionais e dois domésticos. Os alemães Sebastian Kruse e Mona Karim esperavam embarcar em um vôo da Varig para Munique, depois das férias no Rio. Foram surpreendidos ao chegar ao aeroporto e constatar que o vôo marcado para às 20h já constava como cancelado às 17h.

¿ A orientação que recebi foi de me dirigir a um balcão da empresa, mas não sei de que maneira isso será resolvido ¿ reclamava Mona.

Com problemas de caixa, inclusive para manutenção de aviões, a Varig está operando com apenas 54 de suas 71 aeronaves. À noite, a assessoria da Varig disse que atrasos e cancelamentos ontem foram provocados por condições climáticas. Também alegou que a Infraero ainda não atualizou as informações de vôos depois da mudança da malha da companhia. Representantes da Infraero não foram localizados.

Ontem, o painel da Infraero no Tom Jobim indicava como cancelados os embarques para Paris, previsto para 20h; Lisboa, marcado para 20h35m; e Copenhagen, para 19h10m. O vôo de 16h56m para Vitória estava atrasado, assim como o de 17h30m para Boavista. Os vôos para Fortaleza e Salvador, que sairiam às 20h25m e 23h, respectivamente, também foram cancelados. Segundo um funcionário da Varig, os atrasos e cancelamentos acontecem por medida de segurança, já que nenhum avião decola quando há problemas.

Na quinta-feira passada, o vôo da Varig do Rio para Recife, com saída prevista para as 21h15m, atrasou três horas. No sábado, vôos para Fortaleza e Manaus com escala em Brasília foram cancelados. No sábado de manhã, passageiros embarcados no Rio foram surpreendidos com um overbooking na conexão em São Paulo e foram excluídos do vôo de code-share com a United Airlines para Nova York. Segundo passageiros, a Varig alegou acreditar que o vôo do Rio não chegaria a tempo e colocou outros clientes em São Paulo.

Na volta para o Brasil, esta semana passageiros descobriram em Nova York que os vôos noturnos foram cancelados e precisaram contar com a sorte de haver vaga em outra companhia. Um funcionário disse que em abril serão mantidos apenas vôos diurnos.

Ontem, empregados da Varig pediram apoio do governo do Rio. Hoje, está prevista uma manifestação no aeroporto Santos Dumont. Segundo fontes, mais uma proposta foi apresentada à Varig, desta vez da Ocean Air, no valor de US$80 milhões, que dependeria de aporte do BNDES. A Ocean Air não comentou o assunto, mas fontes disseram que está em andamento um acordo de code-share.