Título: O EVANGELHO SEGUNDO JUDAS
Autor: José Meirelles Passos
Fonte: O Globo, 07/04/2006, O Mundo, p. 46

Tradução de texto de 1.700 anos nega traição e diz que Jesus instruiu discípulo a entregá-lo

¿Você vai superar todos eles (os outros apóstolos). Pois você irá sacrificar o homem que eu encarno¿

JESUS A JUDAS Convencendo-o a entregá-lo ao romanos

¿Distancie-se dos demais e eu lhe direi os mistérios do reino. É possível a você saber disso, mas você vai sofrer muito¿

JESUS A JUDAS Destacando que considerava o discípulo especial

¿Olhe, eu já lhe contei tudo. Levante os seus olhos e olhe para a nuvem, para a luz dentro dela e as estrelas que a circundam. A estrela que comanda o grupo é a sua estrela¿

JESUS A JUDAS Em outro trecho do manuscrito

¿Você será amaldiçoado pelas outras gerações, mas você acabará reinando sobre todas elas¿

JESUS A JUDAS Alertando-o sobre as consequências da traição

¿Na visão eu me vi sendo apedrejado pelos 12 discípulos que molestavam severamente¿

JUDAS Dizendo que tivera uma visão, na qual os demais discípulos o atacavam duramente

¿Elas chegaram e se aproximando de Judas perguntaram: `O que você está fazendo aqui? Você é discípulo de Jesus¿. Judas, então, respondeu o que desejavam, recebeu algum dinheiro, e entregou Jesus a elas¿

FIM DO EVANGELHO Relatando a prisão

Oconteúdo de um manuscrito de 1.700 anos, produzido em folhas de papiro, encontrado em 1978 numa caverna no deserto do Egito, foi revelado ontem oferecendo uma visão do cristianismo diferente da defendida pela Igreja Católica. Com o aval intelectual de renomados especialistas em religião, ele contém uma inesperada ¿ e certamente polêmica ¿ versão do processo que motivou a crucificação de Jesus Cristo: Judas Iscariotes não o teria traído, mas apenas seguido suas instruções.

De acordo com o texto intitulado ¿O Evangelho de Judas¿, contido em 26 páginas e escrito em copta, o homem cujo nome há 20 séculos é considerado um sinônimo de traição seria na verdade o discípulo mais fiel de Jesus.

¿ Ele era o único dos discípulos a quem Jesus contou tudo sobre sua própria figura e sua missão na Terra. E era ele a pessoa a quem Jesus confiava todos os recursos financeiros obtidos por ele e seus discípulos ¿ disse ao GLOBO Marvin Meyer, professor de Estudos Bíblicos e Cristãos da Chapman University, na Califórnia, e um dos tradutores do manuscrito.

O texto diz que Jesus pediu a Judas que o entregasse às autoridades a quem incomodava, ciente de que seria crucificado, e desta forma deixaria a vida terrena para tornar-se uma divindade: ¿Você irá sacrificar o homem que eu encarno¿, disse-lhe Jesus segundo o relato, revelando a Judas, três dias antes de celebrar a Páscoa judaica, tudo sobre sua missão na Terra e a criação do universo.

¿ No documento Judas não é o maligno, corrupto e diabólico seguidor de Jesus que traiu seu mestre. Aparece como o mais íntimo amigo de Jesus, aquele que o entendeu melhor do que ninguém e o entregou às autoridades porque Jesus queria que fizesse isso. Esse evangelho tem um entendimento completamente diferente de Deus, do mundo, de Cristo, da salvação, da existência humana e do próprio Judas ¿ disse Bart Ehrman, professor do Departamento de Estudos Religiosos da Universidade da Carolina do Norte.

Desafio à crença cristã arraigada

Ehrman faz parte de um grupo de uma dezena de autoridades no assunto, além de cientistas especializados em autenticação de documentos históricos, que participaram do projeto de restauração, tradução e autenticação do manuscrito, reunidos pela National Geographic Society (NGS), de Washington, e que ontem revelou o achado. Terry Garcia, vice-presidente da entidade, garantiu:

¿ O manuscrito foi autenticado como um trabalho genuíno de antiga literatura apócrifa cristã em cinco frentes: análise de carbono 14, de tinta, de imagem multiespectral, prova contextual e prova paleográfica. A descoberta desse texto não-bíblico, tida como a mais significativa dos últimos 60 anos, aumenta o nosso conhecimento da história e dos pontos de vista teológicos do início do período cristão, e merece um estudo contínuo por parte de historiadores, acadêmicos e teólogos. O processo, que apenas começou, levará tempo e exigirá um diálogo constante.

François Gaudard, especialista em idioma egípcio arcaico, pesquisador da Universidade de Chicago que teve acesso antecipado ao manuscrito, chamou a atenção para uma outra conseqüência da revelação:

¿ Esse texto não só desafia seriamente uma das crenças mais firmemente enraizadas na tradição cristã, mas também reduz a nada um dos temas favoritos do anti-semitismo.

O reverendo Donald Senior, presidente da União Teológica Católica de Chicago, também presente à divulgação, disse que a novidade provocaria ¿uma sensação de curto prazo¿, mas apostou que o seu impacto será mínimo ¿na vida dos fiéis comuns¿. Isso, segundo ele, deve-se ao fato de ainda não ser um texto canônico, devidamente autenticado pela Igreja.

Senior foi cauteloso ao analisar o manuscrito. Ele não endossou o seu conteúdo de forma irrestrita mas, ao mesmo tempo, evitou negar que poderia haver fatos verdadeiros ali:

¿ Acredito que o conteúdo desse evangelho representa claramente o ponto de vista gnóstico. A traição de Judas aparece nele, mas por outras motivações. Ele expressa um ponto de vista valioso para os cristãos, mas que não coincide com os já existentes. Sem dúvida há elos intrigantes. Não acredito muito em tudo o que ali está, mas pode ser que venham a provar que eu esteja errado. Nesse caso, que Judas me perdoe! ¿ disse ele, provocando risos na platéia na sede da NGS, onde os originais do Evangelho de Judas estarão expostos a partir do fim de semana.

Há muito tempo estudiosos de religião buscavam esse documento, devido a referências a ele contidas em outros textos igualmente arcaicos. James Robinson, professor de estudos coptas da Claremont Graduate University, disse que o documento acrescenta mais luz a referências registradas no Novo Testamento, através dos evangelhos de João e Marcos. Eles contêm trechos sugerindo que Jesus não só escolhera Judas para traí-lo, como o incentivara a que o entregasse:

¿ Entendendo-se corretamente (o texto), não há qualquer objeção quanto ao Evangelho de Judas.

Os testes científicos mostraram que o manuscrito foi feito entre os anos 220 e 340. De autor desconhecido, seria uma tradução para o copta de um texto escrito em grego por cristãos gnósticos no ano 180.

www.oglobo.com.br/ciencia