Título: BERLUSCONI DENUNCIA COMPLÔ PARA DERROTÁ-LO
Autor:
Fonte: O Globo, 07/04/2006, O Mundo, p. 48

Enfurecido, premier italiano acusa Judiciário, imprensa, empresários e pede observadores da ONU na eleição

ROMA. A três dias das eleições italianas, o primeiro-ministro Silvio Berlusconi disparou ontem uma metralhadora giratória de críticas, acusando o Judiciário, a imprensa, grandes empresários e bancos de conspirarem para que seja derrotado. Em meio aos ataques, o premier de centro-direita se apresentou como mártir da democracia e advertiu que as liberdades civis no país estarão ameaçadas se seu opositor de centro-esquerda, Romano Prodi, vencer as eleições de domingo e segunda-feira.

Dirigentes da oposição disseram que Berlusconi está perdendo a cabeça devido à perspectiva de não ser reeleito. Pesquisas recentes indicaram uma vantagem de 3,5% a 5% para o ex-premier Prodi nas intenções de voto.

Dono das três principais TVs privadas do país e considerado o homem mais rico da Itália, Berlusconi disse, irritado, que os principais jornais italianos, apoiados por grandes industriais, estão trabalhando juntos para minar sua campanha eleitoral. Acusou ainda juízes de Milão de tentarem arruinar suas ambições eleitorais buscando acusações contra ele. Furioso, afirmou:

¿ Existem funcionários do Estado cujos salários vêm dos cidadãos e que conspiram, conspiram e conspiram contra o primeiro-ministro.

Pela primeira vez premier admite derrota na eleição

A ira de Berlusconi está voltada principalmente para promotores de Milão que tentam levá-lo a julgamento sob a acusação de subornar um advogado em troca de um testemunho favorável a ele em dois processos ligados a seu império de mídia.

O premier disse ainda que observadores da ONU deveriam monitorar a eleição:

¿ Com todos os jornais a seu lado (da esquerda), com as TVs se comportando do modo como vocês têm visto, eles (os observadores) deveriam vir nos defender desses especialistas em manipular (eleições).

Prodi reagiu:

¿ Berlusconi controla tudo. Que intrigas ele pode temer?

Pela primeira vez, o premier admitiu perder a eleição:

¿ Sinto-me forte como um leão e estou certo de que vou vencer, mas mesmo que eu seja derrotado, o que não acho que seja o caso, será uma derrota muito limitada e a esquerda terá que nos levar em conta no Parlamento.