Título: EUA: ACORDO ABRE CAMINHO PARA LEI DE IMIGRAÇÃO
Autor:
Fonte: O Globo, 07/04/2006, O Mundo, p. 49

Senado americano tenta votar a medida antes de recesso

WASHINGTON. Um grupo de senadores republicanos e democratas anunciou ontem um grande avanço na reforma da legislação sobre imigração. Embora nem todos os detalhes estejam fechados, o acordo abriria, assim, caminho para a possível aprovação de uma lei que crie um programa de trabalhadores temporários e legalize a situação de milhões de imigrantes que vivem ilegalmente nos Estados Unidos. Os senadores esperam que o projeto de lei possa ser votado nas próximas horas.

O acordo permitiria a imigrantes há mais de cinco anos no país legalizarem sua situação sem deixar os Estados Unidos e, mais tarde, obterem a cidadania americana. Para isso, teriam que pagar uma multa de US$2 mil e cumprir uma série de requisitos, como pagamento de impostos, não ter antecedentes criminais e ter conhecimento da língua inglesa e da História dos EUA.

Outras regras seriam aplicadas aos que estão no país há mais de dois anos e menos de cinco. O projeto também prevê um programa de trabalho temporário, que é apoiado pelo presidente George W. Bush.

O líder republicano no Senado, Bill Frist, e o líder democrata, Harry Reid, disseram que ainda é preciso trabalhar alguns detalhes para que seja aprovado um pacote de reformas antes do recesso de 15 dias, que deve começar neste fim de semana.

¿ Tivemos um grande avanço que deve nos levar à aprovação de uma lei muito importante ¿ disse Frist.

Projeto enfrenta resistência de alguns republicanos

Bush, que tem pressionado o Congresso por uma reforma migratória, disse que se sentia satisfeito com o acordo, mas pediu pressa.

¿ Reconheço que ainda há detalhes que precisam ser trabalhados. E encorajo os membros (do Senado) a trabalharem duro para fazer do projeto de lei uma prioridade antes do recesso ¿ disse o presidente.

O projeto, entretanto, enfrenta a resistência de alguns republicanos, que vêem nele uma anistia para aqueles que violaram a lei. Cinco senadores anunciaram sua oposição à medida, mas disseram não saber se conseguirão os 41 votos necessários entre os cem membros do Senado para derrubá-la.

Pelo acordo, imigrantes há mais de dois anos nos EUA e menos de cinco poderiam pedir o visto de trabalho. Mas teriam que sair do país, dirigir-se até um ponto de entrada e ali requisitá-lo. Os que estão há menos de dois anos não teriam outra alternativa que regressar ao país de origem e solicitar de lá um visto de trabalho temporário.

Se aprovado, o projeto do Senado terá ainda que se fundir com um outro, mais punitivo, aprovado pela Câmara dos Representantes em dezembro e que enfoca a segurança nas fronteiras e reforça as leis de imigração.