Título: Juana Fabulosa
Autor: Elisabeth Orsini
Fonte: O Globo, 08/04/2006, Ela, p. 1

Líder da nação mapuche, do Chile, ela conta como alia amor, família e a luta pelos direitos humanos

Na comunidade Juan Paillalef, situada na província de Temuco, Cordilheira dos Andes, no Chile, uma mulher que se veste com as cores do arco-íris e amou sob a luz da lua cheia para conceber seus filhos varões, vem ganhando o mundo. Ela é Juana Calfunao Paillalef, fundadora da Comissão Ética contra a Tortura, criada em 2001, que reúne organizações de direitos humanos no Chile com o objetivo de acabar com a impunidade do crime de tortura praticado naquele país durante a ditadura de Pinochet.

Juana é membro do povo mapuche, que habitava o sul do continente e que, desde a colonização, vem sendo expulso de suas terras sofrendo discriminação, maus-tratos, tortura e extermínio. Quando Pinochet tomou o poder, em 1973, os mapuches tinham 120 mil hectares de terra, hoje restam apenas 20 mil. Semana passada, Juana deixou sua comunidade e veio ao Rio receber a Medalha Chico Mendes de Resistência.

Na cerimônia, ela usou um chamal preto, vestimenta feminina típica do seu povo, um tecido em forma de retângulo amarrado nas pontas. Quando os carabineiros atacam o povo mapuche, puxam uma das pontas do manto deixando as mulheres completamente nuas e submetendo-as assim à maior humilhação pela qual elas podem passar. Na cabeça, Juana usava o tradilonko, chapéu de seu cargo político feito com tachinhas de prata sobre tecido, fitas coloridas e moedas do século passado. A blusa verde sob o chamal simbolizava a resistência e a ligação dos mapuches à natureza. Juana, de 49 anos, falou ao ELA sobre sua luta e contou alguns hábitos dos mapuches: nadar nus no Rio Colico antes do desjejum, comer perdizes defumadas e fazer partos nos rios.

Ela falou também sobre o segredo da beleza da pele aveludada das mulheres e do costume romântico dos homens mapuches de carregar a noiva para o alto de uma colina no último dia da cerimônia de casamento. Continua na página 2