Título: Solução definitiva para o déficit da Previdência leva tempo, diz presidente
Autor:
Fonte: O Globo, 08/04/2006, O País, p. 4

`Quisera Deus que todos os trabalhadores do mundo tivessem 1% acima da inflação¿

BRASÍLIA. O reajuste acima da inflação para aposentados que ganham acima de um salário-mínimo vai provocar despesa adicional de R$1 bilhão aos cofres da Previdência Social. O presidente Lula afirmou que foi possível dar o aumento real graças a ações do Ministério da Previdência de combate a fraudes. O presidente disse que uma solução definitiva para o déficit da Previdência ¿ que deve chegar a R$44 bilhões este ano ¿ vai levar tempo e dependerá não só de medidas de combate a fraudes, mas de crescimento econômico e geração de empregos.

¿ No processo de moralização da Previdência Social, de tentar fazer operação pente-fino para saber se tinha ou não quadrilhas que aposentavam pessoas que não tinham direito, conseguimos com um censo responsável, foram meses e meses em que nenhum aposentado podia reclamar ¿ disse Lula.

Lula fala do recadastramento

O presidente lembrou que na década de 80 costumava dizer que o movimento sindical teria dificuldades de conviver com a inflação baixa, pois os trabalhadores estavam acostumados a reivindicar altos índices de reajuste. Com inflação baixa, segundo o presidente, os índices concedidos parecem pequenos.

¿ A última (greve) que fiz grande era 83% ou nada. Fiquei sem nada. Quando a gente reivindicava 83% e recebia 50%, na verdade, a gente estava recebendo metade do que tinha sido a inflação, mas como o número era volumoso, a gente achava uma conquista. Em 2003, o primeiro reajuste dos aposentados foi de 20%, parece muito. Mas foi uma merrequinha de nada, não teve nada acima da inflação. Agora não, tem 1,5% acima da inflação ¿ argumentou Lula. ¿ Quisera Deus que todos os trabalhadores do mundo tivessem 1% acima da inflação. Significa que em 10, 15 ou 20 anos dobrariam o poder aquisitivo.

Lula também falou do processo de recadastramento de aposentados, que no início de seu governo foi motivo de críticas. Em outubro de 2003, o Ministério da Previdência Social suspendeu o pagamento de aposentadorias e pensões para pessoas com mais de 90 anos, provocando protestos de aposentados e parlamentares. Teve de voltar atrás na medida e somente no ano passado retomou o recadastramento dos aposentados.

¿ Depois de seis meses, se não se recadastrou, é porque não existia, tinha alguém recebendo por ele. Agora que cortamos o recebimento de uma parcela, ele não reclamou, está confirmado que não existia mesmo. Cortar e não reclamar é porque a pessoa que estava recebendo sabendo que estava cometendo crime contra a Previdência e ficou com medo de se apresentar. Vamos descobrir quem são.