Título: NOVA SUSPEITA DE VIOLAÇÃO AGITA BRASÍLIA
Autor: Jailton de Carvalho
Fonte: O Globo, 08/04/2006, O País, p. 8

Políticos da oposição acusam ex-vice de Tecnologia do BB de suposta quebra ilegal

BRASÍLIA. Políticos de oposição acusam o ex-vice-presidente de Tecnologia do Banco do Brasil José Luiz Cerqueira Cesar, o Mexerica, de ter violado o sigilo bancário de parlamentares tucanos e pefelistas. Cerqueira Cesar pediu demissão na quarta-feira. Oposicionistas atribuem a queda de José Luiz ao fato de ele ter sido denunciado no mesmo dia ao ministro Jorge Félix, chefe do Gabinete de Segurança Institucional.

A denúncia foi feita durante o depoimento de Félix à comissão do Congresso que acompanha os trabalhos da Agência Brasileira de Inteligência (Abin). O ministro havia sido convocado para explicar o pedido feito pelo ex-titular da Fazenda Antonio Palocci para investigar o caseiro Francenildo Costa.

¿ Não tenho dúvida que a queda de Mexerica está ligada à investigação paralela que ele criou no Banco do Brasil para monitorar contas de integrantes da oposição. Venho sendo investigado há muito tempo. Recebemos denúncias de funcionários do Banco do Brasil ¿ disse o senador Heráclito Fortes (PFL-PI).

Na reunião no Congresso com o general Félix, entre os nomes suspeitos de terem o sigilo bancário quebrado foram citados os senadores José Agripino (PFL-RN), José Jorge (PFL-PE), Arthur Virgílio (PSDB-AM), Heloísa Helena (PSOL-AL) e Ney Suassuna (PMDB-PB), além do próprio Heráclito. Na reunião, Félix negou que a Abin monitorava contas de parlamentares.

A suspeita da oposição é de que Heráclito virou alvo do governo pelo fato de o caseiro Francenildo ser do Piauí, estado de origem do senador. Por esta versão, o governo tentava descobrir se Heráclito estava por trás da origem do dinheiro que apareceu na conta do caseiro.

Mexerica alegou ¿questões particulares¿ para demissão

José Luiz Cerqueira Cesar ocupava a vice-presidência de Tecnologia do BB desde janeiro de 2003. Em nota divulgada na quinta-feira, o banco informou que ele ¿renunciou ao cargo no dia 5 de abril, para assumir novos desafios profissionais¿.

Em carta repassada para dirigentes do BB, Mexerica alegou ¿questões particulares¿ para deixar o banco e disse estar ¿cansado e sem energia¿ para exercer a função. Procurada pelo GLOBO, a assessoria de imprensa do Banco do Brasil informou que a instituição ¿considera absurda a possibilidade de monitoramento por parte do banco de qualquer cliente¿. José Luiz Cerqueira Cesar não foi localizado pelo GLOBO.