Título: PT voltará a ter três vagas no Conselho
Autor: Adriana Vasconcelos
Fonte: O Globo, 08/04/2006, O País, p. 10

Renúncia de seis deputados acaba favorecendo o partido

BRASÍLIA. A renúncia anunciada de seis deputados do Conselho de Ética da Câmara provocou ontem uma dura reação do presidente do órgão, Ricardo Izar (PTB-SP). Ele se irritou porque esses parlamentares anunciaram anteontem, que, atendendo a apelo dele próprio, permaneceriam pelo menos até a votação dos últimos dois casos que envolvem beneficiários do mensalão ¿ José Janene e Vadão Gomes, ambos do PP.

¿ Eles combinaram ficar e depois decidiram sair. Uma loucura pular do barco a esta hora. Temos que dar satisfação à sociedade e este não foi o entendimento deles. Paciência, vamos continuar nosso trabalho. Eles saíram na hora errada, fugiram da raia ¿ disse Ricardo Izar.

A nova composição favorece o PT, que voltará a ter três titulares entre os 15 do colegiado. Com a saída dos de Orlando Fantazzini (SP) e Chico Alencar (RJ), ambos do PSOL, as vagas serão devolvidas ao PT, ao qual eram filiados quando assumiram. O líder do partido, Henrique Fontana (RS), disse que anuncia semana que vem os dois nomes. A tendência é que não escolha os três atuais suplentes do partido: Neyde Aparecida (GO), Anselmo (PA) e Paulo Pimenta (RS).

O Conselho precisa analisar ainda duas representações que interessam ao PT: contra Zulaiê Cobra (PSDB-SP), que teria ofendido o presidente Lula; e Ônyx Lorenzoni (PFL-RS), por acusações contra o ex-ministro José Dirceu.