Título: DELEGACIAS DO ES MANTÊM PRESOS ATÉ EM CARROS
Autor: Aline Andrade
Fonte: O Globo, 08/04/2006, O País, p. 12

Justiça manda governo do estado desocupar até maio prédio com capacidade para 16 detentos que abriga 88

VITÓRIA. A Justiça interditou ontem a delegacia de Vila Velha e deu prazo até 4 de maio para que o prédio seja desocupado por causa da superlotação. Há mais de 15 dias a delegacia abriga presos em carros e também na recepção. Se a ordem do juiz da Vara dos Feitos da Fazenda Pública, Aldary Nunes, não for cumprida, será cobrada multa de R$30 mil por dia. A delegacia não está nem mesmo registrando ocorrências. Em Vitória, uma delegacia tinha ontem presos num microônibus estacionado em seu pátio.

O secretário de Segurança Pública, Evaldo Martinelli, disse que o governo vai recorrer:

¿ A Procuradoria Geral do estado está analisando a situação e deve pedir prazo maior.

Ontem, 88 presos estavam na delegacia de Vila Velha, que só tem espaço para 16. Dez deles estavam no corredor. Nas celas, por causa da superlotação, detentos se amontoavam em redes feitas com lençóis. Do lado de fora, policiais civis fazem papel de segurança, armados e de plantão, para evitar as fugas.

¿O governo está esperando acontecer uma tragédia¿

O presidente da Associação dos Investigadores, Júnior Fialho, disse que eles se tornaram babás de presos:

¿ O governo está esperando acontecer uma tragédia, alguém morrer nesta unidade para tomar uma decisão emergencial.

A professora Márcia Martinelli foi à delegacia registrar um crime e não conseguiu:

¿ É horrível. Isso só aumenta a nossa sensação de insegurança. Roubaram minha carteira com todos os meus documentos. O que eu vou fazer?

Em Vitória também há superlotação. Ontem de manhã, no pátio da delegacia, havia um microônibus com seis presos. E na cela em que deveria haver um detento, estavam sete. Outros seis estavam algemados na recepção. No município de Serra, também na Grande Vitória, a delegacia também está com mais presos do que a capacidade.

Segundo a Secretaria de Segurança Pública, o problema da superlotação nas delegacias se arrasta há mais de uma década. O secretário, Evaldo Martinelli, disse que o governo vai inaugurar nos próximos 15 dias cerca de 200 vagas nas delegacias da Grande Vitória. O secretário disse ainda que, em 60 dias, outras 400 vagas serão oferecidas para desafogar o sistema. No restante do Espírito Santo, os presídios também estão superlotados. Segundo a Secretaria de Justiça, esta semana 56 vagas foram abertas no maior complexo penitenciário do estado, localizado em Viana.