Título: GAROTINHO DIZ QUE HÁ CERCO À SUA CANDIDATURA
Autor: Gerson Camarotti
Fonte: O Globo, 10/04/2006, O País, p. 4

Ex-governador atribui crescimento a um desejo de mudança expresso por parte do eleitorado

BRASÍLIA. O ex-governador do Rio e pré-candidato à Presidência pelo PMDB, Anthony Garotinho, atribuiu ontem o crescimento de seus índices na pesquisa Datafolha publicada neste fim de semana à percepção por parte da população de que ele está sendo perseguido. Segundo Garotinho, a perseguição contra sua candidatura é comandada pelos ¿poderosos¿ do PMDB, pelo PT e pelos bancos. Ele disse ainda que sofre um cerco da mídia contra sua candidatura, que na avaliação do peemedebista, optou por estabelecer uma polarização entre Lula e Alckmin.

¿ A mídia estabeleceu uma disputa entre o Tico e o Teco. É por isso que há um espaço enorme para trabalhar. Há um desejo enorme de mudança no Brasil, que não é sinônimo do PT e nem do PSDB. É nesse segmento que eu estou crescendo. Todos tentaram dizer que a minha candidatura não era viável. Há um cerco da mídia. Mas com tudo isso, a minha candidatura já está com 15% ¿ disse Garotinho.

Segundo os números do Datafolha, caiu a diferença do candidato tucano, Geraldo Alckmin, para Garotinho. O peemedebista subiu de 12% para 15%. Já Alckmin, antes com 23%, foi para 20%, enquanto Lula passou de 42% para 40% dos votos.

Candidato reconhece que foi beneficiado por tempo na TV

Ele reconhece que foi beneficiado com a exposição na TV, já que apareceu na propaganda partidária do PMDB por oito dias. Mas acha também que os eleitores reagiram à tentativa de sufocá-lo.

¿ Meu crescimento deve-se à indignação que está causando em parcela do povo a perseguição que os poderosos do PMDB têm feito à minha candidatura. Essa perseguição também é feita pelo PT e pelos bancos. Se eles estão contra o Garotinho é porque eu represento de fato uma mudança. Disse desde o início que vou lutar até o fim. Por isso, cada tentativa que eles fazem para sepultar a minha candidatura, eu saio mais vivo ¿ ressaltou Garotinho.

Para o presidenciável peemedebista, os números em relação ao presidente Lula estão superestimados. Ele acredita que o petista vai cair nas pesquisas quando acabar a polarização e a crise começar a atingir Lula.

¿ Os números de Lula estão inflados. Essa polaridade acabou beneficiando o candidato do PT. Mas esta crise está atacando apenas a periferia. O problema do governo não é José Dirceu, Antonio Palocci, Delúbio Soares ou Márcio Thomaz Bastos. O problema é Lula. Como alguém vai quebrar o sigilo bancário e o presidente Lula não sabe? ¿ questiona Garotinho, partido para o ataque.