Título: VANTAGEM DE LULA DEIXA TUCANOS APREENSIVOS
Autor: Gerson Camarotti
Fonte: O Globo, 10/04/2006, O País, p. 4

Pesquisa Datafolha mostra que Geraldo Alckmin não consegue reduzir distância de Lula na corrida presidencial

BRASÍLIA. A pesquisa Datafolha divulgada no fim de semana, que mantém a vantagem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva sobre o candidato tucano Geraldo Alckmin na corrida presidencial, acendeu a luz amarela na cúpula do PSDB. A expectativa no núcleo tucano era de que a diferença entre o petista e Alckmin cairia depois de três semanas de intenso bombardeio em cima do governo por causa das denúncias de quebra de sigilo do caseiro Francenildo Costa e da demissão do ministro da Fazenda, Antonio Palocci.

Os números do Datafolha mostram que nos dias 16 e 17 de março Lula tinha 42% das intenções de voto e agora está com 40%. Segundo a mesma pesquisa, Alckmin caiu de 23% para 20% no mesmo período e Garotinho subiu de 12% para 15%. No núcleo tucano, o crescimento de Garotinho também assustou o partido.

A avaliação interna é de que desde que conseguiu a indicação do partido para ser o presidenciável tucano, Alckmin não conseguiu gerar nenhum fato positivo. Para o PSDB e o PFL, o maior desafio no momento é fazer com que Alckmin fique conhecido num curto espaço de tempo e passe a produzir fatos positivos. O temor é o de que ele não consiga crescer o necessário até as eleições.

A expectativa na coordenação de campanha era de que nessa pesquisa a diferença entre Lula e Alckmin fosse de apenas 13 pontos percentuais e não de 20 pontos. Tucanos e pefelistas dependem do desempenho de Alckmin para que as candidaturas majoritárias e proporcionais nos estados também cresçam. Ontem, o tom dos oposicionistas foi de cautela.

¿ A pesquisa mostra que a denúncia da quebra de sigilo do caseiro ainda não chegou às classes D e E. Precisamos de mais tempo. Mas esses números mostram que a avaliação do governo caiu. E quando a população começar a olhar para a eleição, esse número vai se ajustar. Lula vai cair quando começar uma associação da campanha com o seu governo ¿ disse o líder do PFL, Rodrigo Maia (RJ).

Nordeste é o maior desafio

O pefelista reconhece, porém, que a situação de Alckmin é crítica no Nordeste e aponta a região como o principal desafio do candidato tucano.

¿ Temos de entender o que está acontecendo no Nordeste e reverter o quadro ¿ observa Maia.

Cotado para ser vice de Alckmin, o líder do PFL no Senado, Agripino Maia (RN), revelou estar muito preocupado com o desempenho do tucano e disse que o PSDB precisa urgentemente fechar as alianças políticas e definir a escolha do vice, estruturando o gabinete que irá conduzir a campanha.

¿ Esta pesquisa é uma sinalização, uma advertência para a necessidade urgente de organizar a equipe de campanha e definir o arco de alianças ¿ disse Agripino.

No Palácio do Planalto e no PT, os números foram comemorados. Para o núcleo do governo, a pesquisa Datafolha mostra que o presidente Lula está blindado em relação às denúncias feitas contra integrantes do Executivo. A avaliação interna é que a população separa o que é denúncia e o que é campanha.

Para o presidente do PT, Ricardo Berzoini, os números da pesquisa não surpreenderam e demonstram que a estratégia da oposição, de querer transformar cada fato novo contra o governo em escândalo, não dá certo.

¿ Espero que a oposição continue na tática de atacar de maneira irracional o governo ¿ disse Berzoini.