Título: Pesquisa revela a crise da democracia no país
Autor: Janaina Figueiredo
Fonte: O Globo, 10/04/2006, O Mundo, p. 18

Segundo o documento divulgado pela ONU, 73% da população preferem os governos autoritários

LIMA. As Nações Unidas divulgaram recentemente a esclarecedora ¿Pesquisa nacional sobre a democracia no Peru¿, documento que ajuda a entender o surgimento e vertiginoso crescimento do candidato nacionalista, o ex-militar Ollanta Humala. A pesquisa mostrou, por exemplo, que para 90% dos peruanos a democracia de seu país funciona mal por culpa dos políticos.

Foram entrevistadas cerca de 12 mil pessoas, em centros urbanos e rurais de todo o país. O resultado do abrangente trabalho revela a profunda crise em que está mergulhada a democracia peruana: 34,9% dos entrevistados admitiram não saber o que significa o conceito de democracia, percentual que chega a 50% entre indígenas e trabalhadores rurais. Cerca de 42,7% dos entrevistados disseram não conhecer o texto de sua Constituição e 70% questionaram o sistema democrático atual.

Durante toda a campanha eleitoral, Humala, um ex-militar que liderou um levante contra o governo de Alberto Fujimori (1990-2000), criticou o sistema político e sobretudo os partidos tradicionais, ciente da irritação que predomina entre os peruanos em relação aos políticos. O líder nacionalista construiu uma imagem de candidato contrário ao sistema, estratégia que rendeu seus frutos, sobretudo no interior do país, onde a população mais humilde sente-se abandonada pelos partidos e pelo governo.

O ressentimento social, mostrou a pesquisa da ONU, é enorme entre os peruanos. Para 67,2% dos entrevistados, os ricos exploram os pobres. Apenas 9,7% dos peruanos consideraram que, graças aos ricos, os demais setores da população têm acesso a melhores condições de vida. Com este pano de fundo, a candidata Lourdes Flores, da Unidade Nacional, chamada de a candidata dos ricos por seus adversários, encontrou um obstáculo para conquistar o apoio de setores mais humildes, que se sentem mais próximos às posições de Humala e até mesmo do ex-presidente Alan Garcia.

Num país que nos séculos XIX e XX foi cenário de 26 golpes de Estado, a população, ainda hoje, considera fundamental a presença de um governo com forte autoridade. Mais um aspecto do perfil dos peruanos que favoreceu a candidatura de Humala. Segundo a pesquisa da ONU, cerca de 73,5% dos peruanos preferem governos autoritários. (J.F.)