Título: `Ollanta teve de moderar o discurso¿
Autor: Janaina Figueiredo
Fonte: O Globo, 10/04/2006, O Mundo, p. 18

LIMA. Em sua cela na prisão de Piedras Gordas, localizada a cerca de 20 quilômetros de Lima, o ex-militar Antauro Humala, irmão do candidato à Presidência Ollanta Humala, comemorou o resultado do primeiro turno. Antauro foi preso em janeiro de 2005, acusado de ser o responsável pela morte de quatro policiais durante o ataque a uma delegacia de polícia. ¿Se Ollanta não tivesse moderado o discurso teria vencido no primeiro turno¿, disse o líder do movimento etnocacerista em entrevista exclusiva ao GLOBO.

Como o senhor recebeu os primeiros resultados?

ANTAURO HUMALA: Estamos colhendo os frutos de um trabalho intenso. Ainda temos de ver os resultados nas províncias, onde o nacionalismo é muito forte.

Seu irmão foi duramente atacado hoje...

HUMALA: Sim, é normal. Ele foi votar numa universidade de um bairro nobre de Lima, numa favela brasileira isso não teria acontecido. Ollanta votou num lugar de condições sociais e étnicas desfavoráveis a ele. O bom é que aqui no Peru temos mais favelas do que lugares como esse.

Seria melhor que existissem menos favelas...

HUMALA: Claro, o que eu quis dizer é que nosso movimento tem mais força em países pobres como o Peru.

O senhor defendeu o fuzilamento do presidente Alejandro Toledo...

HUMALA: Não estou dizendo nada inédito. A pena de morte está em nossa Constituição, é a pena para quem trair a pátria. Como ex-soldado exijo apenas o cumprimento da lei. Toledo cometeu atos de altíssima corrupção e deve ser julgado. Se ele for culpado, a lei deve ser cumprida. Se for fuzilamento, que seja.

O que é exatamente o etnocacerismo?

HUMALA: Um movimento nacionalista num país com problemas raciais, dominado pelas embaixadas dos Estados Unidos e de Israel. Buscamos reivindicar nossa verdadeira nacionalidade. Não somos anti-semitas. Se os brasileiros vierem e comprarem tudo o que é dos peruanos também os enfrentaremos. É o nacionalismo contra a globalização.

Ollanta parece ser bem mais moderado do que o senhor...

HUMALA: Fomos soldados juntos, lideramos uma rebelião militar juntos e ainda existe muita compatibilidade. Mas Ollanta teve de moderar o discurso porque o candidato é ele, eu prefiro dizer a verdade. É uma tática, mas nossa estratégia e a mesma. De qualquer forma, penso que se Ollanta não tivesse moderado o discurso teria vencido no primeiro turno. Vamos ver o que vai acontecer no segundo turno, vamos ver quem tinha razão, eu ou o setor mais conservador do nacionalismo. (J.F.)