Título: LULA FICA SATISFEITO COM EXPLICAÇÕES
Autor: Adriana Vasconcelos
Fonte: O Globo, 11/04/2006, O País, p. 3

BRASÍLIA. Desconfortável com as acusações da oposição, o ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, discutiu ontem sua situação com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e ministros da coordenação política e avisou que queria antecipar sua ida ao Congresso. A tática não deu certo, mas o presidente Lula considerou satisfatórias suas explicações de que não tinha nada a esconder. Mais uma vez, auxiliares palacianos negaram, ao longo do dia, que o ministro esteja demissionário.

O ministro manifestou muito desconforto com as acusações que afetam sua biografia. No Congresso, segundo disse ontem na reunião da coordenação política, Bastos quer explicar detalhes sobre a ação da Polícia Federal no caso Francenildo e sobre sua ida à casa do ex-ministro Antonio Palocci no dia 23. Ele afirma que foi à casa de Palocci para apresentar ao ex-ministro o advogado Arnaldo Malheiros, de quem é amigo.

O governo tentou garantir esta semana o depoimento de Thomaz Bastos, mas satisfez-se com a constatação de que, ao tomar a iniciativa, o ministro pelo menos quebrou o discurso da oposição de que evitava dar explicações. Lula disse, na reunião da coordenação, estar convencido de que tucanos e pefelistas querem usar Bastos apenas para enfraquecer o governo.

O Planalto agora quer garantir que o ministro fale no plenário do Senado numa sessão com tom mais solene do que na CPI dos Bingos.