Título: Serraglio incluiu indiciamento de Dantas e Carla Cicco em relatório
Autor: Maria Lima
Fonte: O Globo, 11/04/2006, O País, p. 4

Para relator, sócio e ex-presidente da Brasil Telecom abasteceram o valerioduto

BRASÍLIA. A última versão do relatório final da CPI dos Correios incluiu o indiciamento do banqueiro Daniel Dantas, do grupo Opportunity, e da ex-presidente da Brasil Telecom Carla Cicco por tráfico de influência, corrupção ativa e sonegação fiscal. Fora do relatório original, os nomes foram incluídos pelo relator Osmar Serraglio (PMDB-PR), aceitando parte do relatório paralelo do PT assinado pelo senador Sibá Machado (PT-AC) e pelo deputado Carlos William (PMDB-MG).

Na primeira versão Serraglio indicava que a Brasil Telecom era uma das fontes de abastecimento do valerioduto, mas não pedia o indiciamento de seus dirigentes. Só sugeriu que o Ministério Público aprofundasse a investigação sobre os dois executivos. Ontem, ele explicou que o voto em separado do PT, pedindo o indiciamento, tinha informações mais consistentes e, por isso, resolveu aceitar a crítica de que seu relatório estava incompleto ao excluir Dantas e Carla.

¿ Quando submetemos o relatório ao plenário anunciamos que faríamos a sincronização com o relatório do PT em relação ao grupo Oportunity. Resolvemos então pedir os indiciamentos, pois já indicávamos que recursos da Brasil Telecom foram transferidos para o valerioduto. A própria Brasil Telecom admitiu que os serviços não foram prestados ¿ confirmou Serraglio à noite: ¿ Que fique bem claro que não apadrinhamos ninguém.

Dantas: ¿Parece mais resultado de pressão política¿

Dantas rebateu a decisão do relator de pedir o seu indiciamento por causa de uma transferência de R$3,5 milhões da Brasil Telecom para as empresas de Valério. Ele disse considerar estranho a inclusão do pedido de indiciamento somente na segunda versão do relatório.

¿ Originalmente, o relatório não teve essa conclusão. A proposta de indiciamento parece mais resultado de pressão política do que resultado de investigação ¿ disse, acrescentando que não era administrador da Brasil Telecom, não tinha cargo na empresa e não contratou a SMP&B e a DNA, empresas de Valério.

Segundo Dantas, a informação que ele tem é que os pagamentos foram feitos por trabalho publicitário e as verbas utilizadas nos veículos de comunicação. Disse também que não terá dificuldades para esclarecer isso ao Ministério Público.

Integrantes do PFL foram consultados pelo relator sobre os dois indiciamentos no dia do fechamento dos ajustes no texto, quinta-feira, liberando a inclusão dos nomes de Dantas e Carla Cicco. Mas o senador Heráclito Fortes (PFL-PI) reagiu e disse que Serraglio deve ter sofrido uma pressão externa muito forte para ceder à proposta do voto separado do PT.

¿ O voto do PT e do Sibá Machado condenam em tese, sem nada provado. Ninguém pode ser indiciado em tese. Não estou entendendo isso. Eu posso dizer que saí com Gisele Bündchen, em tese ¿ protestou o pefelista, que tem relação de amizade com Daniel Dantas.

O relator também aceitou a parte do voto do PT que pede a continuação das investigações da Usiminas como outra empresa que abastecia o valerioduto.

Ontem, o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL) recebeu oficialmente as 1.857 páginas do relatório final da CPMI dos Correios e encerrou a discussão sobre a validade do resultado da votação que aprovou o texto, na semana passada. Ele confirmou sua validade ao rejeitar o recurso do PT que tentava anular sua aprovação.

Hoje o relatório será entregue ao procurador geral da República, Antonio Fernando Souza, e à Policia Federal.

¿ Espero que isso tudo possa ser acrescentado no Ministério Público e Polícia Federal, para que em breve possamos ver as punições de todos que se desviaram da lei nesse processo todo ¿ disse Serraglio.

Renan disse que a CPI cumpriu o seu objetivo constitucional e, com o relatório final aprovado, não há qualquer hipótese de invalidar a sessão.

¿ O relatório da CPI é um fato absolutamente consumado. O recurso do PT está prejudicado, perdeu o sentido. A CPI cumpriu sua missão baseada em fatos precedentes ¿ disse Renan.

Renan decidiu pelo arquivamento do recurso do PT com base em consulta feita durante a CPI dos Precatórios, em que a Comissão de Constituição e Justiça considerou que o relatório final de uma CPI não é uma proposição, portanto, não pode receber emendas ou destaques para votação em separado.