Título: Datafolha: Serra é favorito para o governo
Autor: Tatiana Farah e Soraua Aggege
Fonte: O Globo, 11/04/2006, O País, p. 10

Mercadante e Marta criticam tucano por deixar prefeitura

SÃO PAULO. O ex-prefeito e pré-candidato do PSDB ao governo de São Paulo, José Serra, venceria no primeiro turno seus sete possíveis adversários em oito cenários apresentados na pesquisa Datafolha divulgada ontem. Serra, que renunciou à prefeitura paulistana no último dia 31, depois de um ano e três meses no cargo, tem entre 55% e 63% das intenções de voto.

Contra a ex-prefeita Marta Suplicy (PT), num cenário que inclui o ex-governador Orestes Quércia (PMDB), Serra alcança 56% contra 19% para a petista e 11% para o peemedebista. Com o senador Aloizio Mercadante (PT) no lugar de Marta, Serra tem 59%, Mercadante, 14%, e Quércia, 12%. Sem Marta, Quércia ou o ex-prefeito Paulo Maluf (PP), Serra tem 63%, e Mercadante, 16%.

A pesquisa, registrada com o número 656/2006, ouviu 1.682 eleitores. Outro pré-candidato tucano, o vereador José Aníbal, não foi incluído na pesquisa. Aníbal, que teve 7% na sondagem anterior, estranhou:

¿ Vou tocando o barco.

O deputado federal Alberto Goldman (PSDB-SP) disse que os números ¿mostram a força de Serra e do partido no estado¿. Mercadante e Marta, que disputam prévia no PT no próximo dia 7, criticaram Serra:

¿ Sua ambição o transformou num candidato trampolim, que se agarra a qualquer oportunidade para se manter no noticiário ¿ disse Mercadante, para quem Serra cometeu ¿estelionato eleitoral¿ ao deixar o cargo depois de prometer que ficaria na prefeitura.

Marta disse ter ficado contente com o aumento de cinco pontos percentuais e criticou Serra por ter deixado na prefeitura o pefelista Gilberto Kassab.