Título: TEMER PREGA ALIANÇA INFORMAL COM TUCANOS
Autor: Maiá Menezes
Fonte: O Globo, 11/04/2006, O País, p. 11

PMDB vai apoiar candidato do PSDB ao senado em MS

SÃO PAULO. O deputado Michel Temer (SP), presidente nacional do PMDB, defendeu ontem a conquista de ¿meios e vozes¿ que permitam ao partido disputar a eleição deste ano para a Presidência da República com candidato próprio. Uma das formas sugeridas por Temer foi a aliança informal que, citou, deve acontecer em Mato Grosso do Sul entre peemedebistas e tucanos, independentemente da verticalização, que obriga os partidos a manterem nos estados as coligações nacionais.

¿ Lá (Mato Grosso do Sul), o André Puccinelli (candidato do PMDB ao governo do estado) não vai lançar candidato ao Senado. A candidata ao Senado, que é a Marisa Serrano, é do PSDB. O pessoal do PMDB vai votar no Puccinelli, vai elegê-lo governador e vai ajudar a Marisa Serrano ¿ explicou Temer a uma platéia de peemedebistas que se reuniu em São Paulo em torno do pré-candidato do partido à Presidência, Anthony Garotinho.

¿A política econômica do PSDB é a do PT, neoliberal¿

Feliz com o crescimento de seu nome na pesquisa de intenção de voto do Datafolha (de 12% para 15%), Garotinho disse que tem conversado com o pré-candidato do PSDB à Presidência, Geraldo Alckmin, sobre ¿assuntos do segundo turno¿. Garotinho, no entanto, afirmou que é oposicionista em relação à política econômica tucana, que é ¿a política neoliberal¿ também do PT.

¿ Eu e o governador Alckmin respeitamos um ao outro. Falamos ao telefone, conversamos, mas sempre tratando de assuntos de segundo turno. (...) Agora, ele defende uma política da qual sou oposicionista. Não concordo com a política do PSDB, que é a política do PT, é a política neoliberal ¿ criticou.

Perguntado sobre as conversas sobre o segundo turno, Garotinho foi irônico:

¿ Isso é normal. Espero ganhar dele para ter seu apoio no segundo turno.

Temer: executiva vai discutir apoio de Roriz a Alckmin

Depois do discurso em que sugeriu a aliança informal com os tucanos, Temer falou em entrevista coletiva sobre o apoio já declarado do governador do Distrito Federal, Joaquim Roriz, ao candidato do PSDB.

¿ Acho que nós temos que esperar mais um tempo, não é? O governador Roriz fez uma belíssima gestão no Distrito Federal. É um assunto que nós vamos conversar também no dia 19 ¿ disse Temer, referindo-se à data da reunião da executiva do PMDB em Brasília, com todos os pré-candidatos do partido aos governos estaduais, para discutir a candidatura própria com Garotinho, alianças regionais e locais, entre outros assuntos.