Título: EXPOSIÇÃO FEZ GAROTINHO CRESCER EM PESQUISA
Autor: Maiá Menezes
Fonte: O Globo, 11/04/2006, O País, p. 11
Inserções do PMDB na TV, num total de 40 minutos, deram visibilidade ao ex-governador, dizem especialistas
Os cinco minutos diários de inserções, num total de 40 minutos em oito dias dos meses de março e abril, garantiram ao pré-candidato do PMDB à Presidência, Anthony Garotinho, palanque suficiente para ganhar visibilidade e margem para crescer nas pesquisas de opinião. O primeiro reflexo disso pôde ser visto nos números da pesquisa Datafolha, divulgada no domingo, afirmam especialistas.
Na pesquisa, Garotinho cresce três pontos percentuais, chegando a 15% das intenções de voto, contra 40% do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (que caiu dois pontos em relação à pesquisa anterior) e 20% do ex-governador tucano Geraldo Alckmin (que caiu três pontos).
O marqueteiro Carlos Rayel, responsável pela elaboração das inserções de Garotinho na TV, diz acreditar que os programas consolidaram a situação do ex-governador como pré-candidato. O que, para ele, é fundamental diante do impasse peemedebista. Depois das prévias do dia 19 de março, que deram vitória a Garotinho mas foram invalidadas pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ), o partido ainda decidirá se terá ou não candidatura própria na convenção de junho.
¿ Mas o que influenciou mais no resultado foi ele ter conseguido traduzir para as pessoas comuns o discurso econômico e as mudanças que propõe ¿ afirmou Rayel.
O cientista político Geraldo Tadeu Monteiro, do Instituto Brasileiro de Pesquisa Social, ressalta que a exposição de Garotinho foi fundamental para seu crescimento, mas lembra que o recrudescimento da crise no governo Lula e as denúncias contra Alckmin, pré-candidato do PSDB à Presidência, também ajudaram o peemedebista em março e abril.
¿ Não estou seguro de que esse resultado identifica uma tendência. Pode ser apenas um conjunto de circunstâncias favorárveis. Mas o fato é que está claro que existe uma brecha no cenário eleitoral, que pode ser ocupado por uma terceira alternativa ¿ disse Geraldo Tadeu.
Ontem, em São Paulo, Garotinho atribuiu o favoritismo de Lula à exposição do presidente na mídia:
¿ Ele virou um presidente midiático ¿ disse, afirmando que o presidente aparece no ¿Jornal Nacional¿.
O cientista político Marcus Figueiredo, do Iuperj, ressalta que o PMDB acabou entregando a Garotinho o principal instrumento para seu crescimento nas pesquisas: o espaço no programa eleitoral gratuito. Com isso, o ex-governador conseguiu impulsionar sua pré-candidatura pelo PMDB. Marcus Figueiredo lembra que, além das aparições na televisão, a exposição causada pela divulgação das prévias do partido ajudou Garotinho.
¿ Para o povo, agora ele é candidato. A ala governista do PMDB terá que descascar o abacaxi de desconstruir essa pré-candidatura caso decida não ter candidatura própria ¿ disse Marcus Figueiredo.